Umuarama

AÇÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS DA UNIPAR AJUDARAM A FORTALECER EXPO UMUARAMA

Todos os anos, a Universidade Paranaense participa ativamente do maior evento da região noroeste do Paraná, a Exposição Feira Agropecuária de Umuarama. Neste ano, a Instituição se envolveu com ações educativas na Fazendinha e comandou o encontro Dia da Mulher Trabalhadora Rural.

Ao todo, mais de 200 professores e acadêmicos fizeram parte das equipes de atuação. Foram dez dias de visitações e negócios no evento. Logo no início, aconteceu o Dia da Mulher Trabalhadora Rural, com cerca de trezentas agricultoras de vários municípios da região. Elas puderam ouvir palestras que versaram sobre temas técnicos, educativos e de motivação.

No encontro, a Unipar também ofereceu oficinas de beleza, saúde e culinária, entre outros assuntos. O curso de Educação Física promoveu atividades recreativas e ajudou nas tarefas de bastidores. Os acadêmicos ministraram oficinas de avaliação corporal e ginástica laboral. E acadêmicas do curso de Estética e Cosmética realizaram serviços de higienização facial, design de sobrancelha, massagem e análise de pele e orientaram sobre uso de protetor solar.

Farmácia também marcou presença, ensinando como se faz aromatizadores de ambientes e sal anti-hipertensivo e orientando sobre uso racional de medicamentos (todas as produtoras rurais ganharam exemplares dos produtos); e quem passou pelo espaço do curso de Medicina Veterinária pôde aprender sobre fabricação de queijo frescal e iogurte; a oficina da equipe de Nutrição ensinou a fazer queijo com quefir.

Também participaram equipes dos cursos de Odontologia, que realizou exames bucais de prevenção ao câncer; de Enfermagem, que orientou sobre câncer de útero e de mamas, oferecendo exames de mamas; de Pedagogia, que alertou as mães sobre a importância de brincar com as crianças; de Química Industrial, que promoveu oficina de produtos de limpeza e orientou sobre limpeza de caixa d’água; e de Engenharia Agronômica, que, junto com a equipe do projeto Horto Medicinal, orientou sobre o plantio de espécies condimentares e medicinais e ensinou a confeccionar vasos com garrafa pet que evitam a procriação do mosquito aedes aegypti.

Mais de 300 mulheres participaram do Dia da Mulher Trabalhadora Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *