Umuarama

VIGILÂNCIA SANITÁRIA APREENDE QUEIJO, CERVEJA E OUTROS ALIMENTOS VENCIDOS

O Setor de Vigilância Sanitária (SVS) de Umuarama tem realizado – neste mês de março – diversas operações a partir de reclamações do consumidor e ações rotineiras, que resultaram na apreensão de produtos sem procedência ou com prazo de validade vencido, que estavam sendo comercializados livremente. O coordenador do SVC, Luizim Rosa, alerta que produtos nessas condições representam um sério risco para a saúde da população.

Diversos problemas de saúde podem resultar do consumo desses produtos como, por exemplo, uma infecção alimentar. “Se forem consumidos em larga escala, além do incômodo físico causado aos consumidores, o sistema de saúde pode ser sobrecarregado com muitos casos de pessoas contaminadas, portanto é importante atentar para o problema. Evite comprar produto sem procedência e observe bem a validade, antes de consumir”, orienta o coordenador.

Mercado

Em um mercadinho da cidade os fiscais da Vigilância Sanitária apreenderam diversas mercadorias expostas em gôndolas com a validade expirada. Os produtos foram recolhidos e inutilizados, no cumprimento da lei. O proprietário sofreu processo administrativo e, como já é reincidente, também será multado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

 

Denuncia

A SVS atendeu denúncia recebida no último dia 22, informando que uma camioneta preta estaria carregada de queijo supostamente clandestino, comercializado sem refrigeração. O veículo foi encontrado e, após vistoria que confirmou a denúncia, foram apreendidas 190 peças de queijo armazenados em temperatura ambiente, sem refrigeração. “A temperatura chegava perto dos 30ºC”, lembra Luizim Rosa. Os produtos foram levados para um depósito, onde aguardam o prazo para o processo administrativo ser concluído (15 dias) e posteriormente serão descartados no aterro sanitário municipal.

Cerveja vencida

No último dia 23, a SVS também recebeu denúncias de um posto de combustível cuja loja de conveniência estaria vendendo cerveja com a validade vencida. Os fiscais foram ao local e encontraram diversas caixas da bebida, além de doces, petiscos e água mineral fora do prazo de validade. “Todo o material foi apreendido e levado para o depósito da Vigilância Sanitária, onde ficará retido pelo prazo legal, após o qual os produtos serão descartados. O responsável pelo posto de combustível sofreu processo administrativo e também poderá ser multado”, completou o coordenador da Vigilância Sanitária.

Eduardo A. Santos Secretaria de Comunicação – Secom

Fotos: Tiago Boeing/ PMU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *