Politica

CÂMARA DE VEREADORES DE UMUARAMA ADQUIRI UM NOVO VEÍCULO

Para uma maior segurança aos passageiros e um menor custo de manutenção, a câmara de vereadores de Umuarama adquiriu um novo veículo para o uso exclusivo dos parlamentares. O modelo possui diversas ferramentas que auxiliam o motorista nas viagens, o novo veículo será empregado para viagens que envolvam o trabalho legislativo e para visitas às comunidades da cidade.

 

Pregão

No dia 20 de abril foi aberto na câmara de vereadores de Umuarama,  o pregão presencial 04/2018 para aquisição de um veículo. De acordo com o pregão o veículo deve ter as seguintes especificações básicas, como, tipo Sedan médio;  zero quilômetro; Fabricação/modelo mínimo 2018/2018; combustível: flex; potência mínima 115cv; transmissão automática de no mínimo 05 marchas a frente e 01  a ré; cor sólida Preta; 04 portas laterais; lotação de 05  lugares incluindo motorista; carga útil mínima de 400kg; volume de porta-malas mínimo de 400 litros; ar condicionado quente/frio; direção hidráulica ou elétrica; transmissão automática; travas e vidros elétricos; freios ABS; airbags; película protetora em todos os vidros de acordo com a legislação vigente;  alarme com acionamento dos vidros elétricos (levantar e descer/abrir e fechar);  demais equipamentos exigidos pelo Código Nacional de Trânsito.   

 

Justificativa para compra

De acordo com o edital, justificativa para compra é em razão do tempo de uso e da alta quilometragem percorrida pelo veículo GM Vectra Sedan/Elite 2.0, utilizado nas viagens. O veículo começou a apresentar elevado custo de manutenção, devido a necessidade da realização das respectivas manutenções, o tempo que fica fora de circulação por vezes dificulta e até as viagens dos parlamentares e dos servidores no exercício de suas prerrogativas e funções. Também, observou-se que há uma desvalorização crescente dos veículos em virtude do ano de fabricação. Assim, procedeu-se com a devolução do veículo GM Vectra, ao Poder Executivo, considerando que a aquisição de um veículo novo proporcionará em tempo médio a economicidade e eficiência na utilização do mesmo, já que ocorrerá menos manutenção, troca de peças e idas às oficinas, e, inclusive, redução significativa de gastos com combustível. Por fim, destaque-se a preocupação dessa Casa com a segurança de seus servidores, que rotineiramente no exercício de suas funções, realizam viagens tanto para a Capital quanto a outras cidades do Estado do Paraná, enfrentando os riscos inerentes às estradas nacionais.

 

Só uma

Como determina a legislação, todas as concessionárias dentro do município aptas para participarem do pregão, foram informadas sobre a licitação. Entretanto, das sete concessionárias notificadas, somente uma compareceu no pregão. A empresa Fipal representante da marca Fiat em Umuarama foi a vencedora do pregão, onde ofereceu o menor preço de compra do veículo, no valor de R$ 71.700,00.

A presidente

A presidente da casa Maria Ornelas concedeu uma entrevista ao Metropolitano, juntamente com a procuradora jurídica da câmara Rosana Meyer e o presidente da comissão de licitação Octávio Antoniassi Junior.

Ornelas explica o objetivo da compra do veículo para câmara, já que é notório o envelhecimento da frota com vários anos de uso, acarretando um elevado custo de manutenção. No entanto, Ornelas antes de fazer a licitação de compra do veículo, reuniu-se com todos os vereadores para ouvi-los em relação a compra. Segundo Ornelas, todos concordaram em adquirir um novo veículo.

 

Veículo

O veículo adquirido pelo legislativo foi um Fiat Cronos Sedan médio de cor preta, modelo 2018 e ano de fabricação 2018, vale lembrar que o veículo será pago com os próprios recursos da casa de Leis, já que o todo o mês o legislativo vem economizando um valor significativo, recursos que podem ser empregados em outras áreas da administração municipal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *