Umuarama

ESCOLAS MUNICIPAIS TERÃO AULAS NORMALMENTE ESTA SEMANA

Após um levantamento realizado nesta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal da Educação decidiu manter as escolas e creches do município funcionando nesta semana. A secretária Maria Clory Zanferrari informou que as escolas reavaliaram seus estoques de alimentos e gás de cozinha e o pátio rodoviário assegurou combustível suficiente para os ônibus transportarem os estudantes entre esta segunda e a próxima quarta-feira.

A semana “curta” com feriado religioso na quinta-feira, 31, dia de Corpus Christi, e um recesso já previsto no calendário escolar na sexta-feira, 1º de junho – contribuiu para garantir as aulas, apesar dos impactos causados pelo movimento dos caminhoneiros, que desde o último dia 21 vem bloqueando as rodovias da região de Umuarama em protesto contra a política de preços do governo federal para os combustíveis.

Inicialmente anunciamos a suspensão das aulas para esta terça-feira, mas como a semana terá apenas três dias de aulas realizamos os ajustes necessários e atenderemos aos alunos com transporte e merenda escolar nos próximos dias. A nutricionista responsável pela merenda, Fabiana Tonon Laino, elaborou cardápios que exigem pouca utilização de gás no preparo. As unidades escolares também estão se ajudando com os insumos em falta e desta forma, conseguimos garantir as aulas nas escolas e creches pelo menos nesta semana”, disse Maria Clory.

Nos demais setores, a administração municipal decidiu manter as medidas restritivas para poupar combustíveis e garantir o funcionamento de setores essenciais. O prefeito Celso Pozzobom disse que está assegurado o transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio e o serviço de ambulâncias para casos de urgência e emergência. Postos de saúde funcionam normalmente, bem como a estrutura administrativa da Prefeitura e autarquias. A coleta de lixo orgânico e reciclável também está mantida, bem como a limpeza de canteiros e poda de árvores, e a Guarda Municipal reduziu as rondas, mas mantém as viaturas disponíveis para atender ocorrências.

Estamos fazendo o possível para reduzir os impactos da paralisação do setor de transportes de cargas. Entendemos a luta dos motoristas de caminhão e esperamos que a situação se resolva o quanto antes. Devido à cautela adotada desde o início do movimento, ainda hoje temos condições de garantir os serviços públicos. A situação será avaliada diariamente e a comunidade será avisada com antecedência, caso seja necessário adotar alguma medida drástica”, avaliou o prefeito Pozzobom.

Fonte: Secom – Prefeitura de Umuarma

Foto: Amerios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *