Umuarama

TRANSPORTE COLETIVO URBANO NÃO CIRCULA NO FERIADO NEM NO PRÓXIMO DOMINGO

Os efeitos da greve dos caminhoneiros estão se intensificando no transporte de passeiros em Umuarama. O baixo estoque de combustível – que já causou a redução das linhas – provocou mais restrições e, nesta semana, não haverá circular no feriado de Corpus Christi (quinta-feira) e nem no domingo. No sábado, os ônibus passam a circular até as 14h e nos dias normais, apenas até as 20h.

A decisão adotada pela concessionária do transporte coletivo urbano foi discutida com o Gabinete do prefeito Celso Pozzobom, que pediu a manutenção do serviço nos horários utilizados para o deslocamento dos trabalhadores do comércio e da indústria. “Por enquanto o transporte de trabalhadores está mantido, mas caso não haja um desfecho rápido a situação pode se agravar e comprometer todo sistema”, alertou o prefeito.

A suspensão do transporte após as 20h, durante a semana, coincide com o recesso escolar adotado pelas instituições de ensino superior de Umuarama, que não estão recebendo estudantes de outras cidades da região devido ao mesmo problema – a falta de combustível para o setor rodoviário. A Viação Umuarama procurou a administração municipal no último dia 24 para informar sobre as alterações necessárias no serviço. Linhas de reforço foram suspensas e algumas rotas tiveram horários reduzidos.

O gerente Wandeley Mitsuo Tsutumi disse ao secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, que as medidas são necessárias para que o serviço não fosse totalmente suspenso em poucos dias. “Operando com linhas reduzidas, podemos estender a circulação da frota por mais tempo”, explicou o gerente. Contudo, não é possível estimar até quando a empresa terá combustíveis para manter os veículos circulando.

Fotos: Heron Maia

Tudo normal

A empresa mantém funcionamento normalmente as linhas Alto da Paraná, Colégio Bento/ Jardim Cruzeiro, D. Pedro I e II, Parque Industrial, Conjunto Sonho Meu, Tarumã/ Aratimbó e distrito de Lovat, até as 20h. Linhas que contavam com dois ônibus por hora agora recebem apenas um veículo – Aeroporto/ Panorama, Córrego Longe, Conjunto Guarani, Parque Jabuticabeiras, Ouro Branco/ Sol Nascente e São Cristóvão.

 

Linhas suspensas

Já as linhas de reforço foram suspensas nas seguintes rotas: Jabuticabeiras/ Terminal (nos horários das 6h40 e 7h25); Córrego Longe/ Terminal (6h15 e 7h10); Terminal/ Exposição das 6h35 (será atendida pelo São Cristóvão); Garagem/ UEM (7h15); e Terminal/ Ouro Branco (7h10). Na parte da tarde, as linhas extras suspensas foram Terminal/ Tarumã (16h55); Terminal/ Veterinária (17h); Terminal/ Ouro Branco (17h30); Terminal/ Córrego Longe (18h); Terminal/ Jabuticabeiras (18h); e Terminal/ Exposição (18h05).

A volta dos horários normais não tem previsão, pois depende da regularização no transporte de combustíveis que, por sua vez, depende do relaxamento nos bloqueios das rodovias.

Fonte: Secom -Prefeitura Mun. Umuarama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *