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Fundações da ponte em construção na Estrada Moema estão sendo concretadas

Redação – 01 de outubro de 2019 – 12:02

Por meio de construtora contratada mediante licitação, a Prefeitura de Umuarama iniciou na última semana a construção da primeira de um conjunto de seis pontes em concreto que vão melhorar as condições de tráfego para os moradores da zona rural, facilitando o escoamento da produção e o acesso aos serviços na cidade. O investimento é de R$ 2,6 milhões com recursos de convênio celebrado entre o município e o Ministério da Integração Nacional. A primeira ponte está sendo erguida na Estrada Moema, sobre o ribeirão do Veado.

Os operários já implantaram as fundações da ponte e tinham previsão de concretar a bases no final da tarde desta segunda-feira, 30. Em seguida começam a ser erguidas as alas e por fim será montado tablado em concreto, com auxílio de vigas de padrão rodoviário. O objetivo é dar mais mobilidade com agilidade e segurança à zona rural, assegurando boas condições de trânsito em qualquer período climático.

O prefeito Celso Pozzobom e os representantes da Construtora Cobrebem, de Santa Helena (PR), assinaram a ordem de serviço no último dia 18 e a construção está a todo o vapor. “O morador da zona rural precisa de boas condições de acesso às rodovias e centros urbanos, pois depende do transporte para adquirir insumos, produzir e comercializar a sua produção, e também para adquirir materiais de consumo para sua família e acessar serviços essenciais, como atendimento na área de saúde”, disse o prefeito.

As seis pontes serão em concreto armado. “Há anos não se construía pontes na zona rural de Umuarama. Neste ano já construímos uma na Estrada Esperança e outra na Estrada Desengano, em parceria com uma usina, além de reconstruir pontes na Estrada Amarela e na Iarama”, lembrou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

A Moema liga as estradas Pavão e Dias à rodovia PR-580, sobre o Ribeirão do Veado, e também ao centro da cidade por meio da Avenida Presidente Castelo Branco. A previsão de conclusão é de 60 dias. As outras pontes, cuja metragem varia de 65,50 m² a até 90,7 m², serão construídas na Estrada Itajé, córrego Cedro; Estrada Baitira, córrego Garça; Estrada Paulista, córrego Água do Jumento; Estrada Divisora, córrego Água Santa Rosa; e Estrada Cearense, ribeirão Tiradentes.

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