Plenário da câmara de Umuarama fica lotado por moradores contra a instalação da Casa de Custódia no Parque da Jabuticabeiras

Edson Maia – 23 de outubro 16h05

Mesmo sem ter o projeto de Lei a ser votado pelos vereadores, moradores do Parque Ibirapuera, Primeiro de Maio e Parque das Jabuticabeiras, lotaram o plenário da sessão da câmara de Umuarama desta segunda-feira (22).

O ato de protesto, e em virtude da implantação da Casa de Custódia anunciada durante uma reunião realizada na última quinta-feira(18), onde contou com a presença de várias autoridades ligadas à área da segurança pública, Poder Judiciário e vereadores.

Local – O local escolhido foi um terreno~de propriedade da prefeitura na saída para o distrito de Serra dos Dourados. Porém, este terreno está localizado entre três bairros populosos, e moradores afirmam que não foram consultados e temem a depreciação de seus imóveis após a implantação da Casa de Custódia.

 

Vereadores  

Maria Ornelas – Presidente da Câmara de vereadores de Umuarama

A presidente da câmara Maria Ornelas em entrevista ao O Metropolitano, disse que não é contrária a construção da Casa de Custódia, mas defende um diálogo com o poder executivo para que possa disponibilizar uma nova área fora de grandes concentrações urbanas. “Vamos ter um diálogo entre os vereadores, prefeitura e a população para tentar entrar em um consenso, sabendo da importância da implantação da Casa de Custódia para desafogar a nossa cadeia pública”, disse Ornelas.

Ana Novais – vereadora

A vereadora Ana Novais disse ao O Metropolitano, que foi pega de surpresa por algumas imposições apresentadas na reunião. E afirma de que antes de qualquer decisão definitiva de onde será instalada a Casa de Custódia, a população tem de ser ouvida. A vereadora ressalta a necessidade de não perder este recurso e efetivar a construção desta obra. “Quero colaborar com os moradores, podendo estudar junto com o poder executivo um outro lugar fora da cidade. Uma nova área que possa atender todas as exigências necessárias para a implantação da Casa de Custódia, mas e também deixar a população tranqüila.”saltou.

 

 

Cadeia Hoje – Com instalações antigas e depredadas a cadeia pública de Umuarama foi projeta para abrigar 65 presos, no entanto, abriga hoje cerca 250 presos,

Casa de Custódia – A nova Casa de Custódia terá uma área construída de 3,5 mil metrosquadros em um terreno de 20 mil metros quadrados que abrigará cerca de 500 detentos. 

 

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*