Mineiro de Itaguara, jornalista Dino Sávio lança ‘O casamento não compensa’, terceiro título do autor

Ouça esta notícia

O livro, que levou 38 anos para ser concluído, vai muito além de histórias sobre homens solteiros

Jornalista Dino Sávio
Da redação

Depois de publicar seu primeiro livro ‘Quem é de lá que vem aí?’ (Ed. Letramento – 354 páginas), em 2018, e ‘Torre de controle’ (Ed. Letramento – 126 páginas), em 2020, o jornalista e escritor Dino Sávio lança agora seu terceiro livro, sob o intrigante título de ‘O casamento não compensa’, desta vez pela editora Conhecimento.

˃˃Receba notícias no seu WhatsApp˂˂

Segundo o autor não se trata de um estudo ou uma tese sobre o casamento, mas sim de um inusual comportamento dos homens de um pequeno povoado, isolado nas montanhas de Minas, que decidiram esperar pelo enlace do homem mais querido e respeitado do lugar – o que não aconteceu como esperado -, apesar de ser amado e desejado por quase todas as mulheres do lugar. Inclusive por uma, Maria do Juca do Alípio, que dedicou sua vida – dia após dia -, com toda a exuberância possível, tentando conquistar o amor desse homem, o Mundico.

Segundo Dino Sávio, o livro vai muito além de histórias sobre homens que optaram pela solteirice. “Esse foi o mais difícil dos livros que escrevi. Levei 38 anos até conseguir terminá-lo, por uma série de razões. A principal delas é o meu envolvimento com alguns dos personagens nos quais busquei inspiração. São pessoas que povoaram minha infância e adolescência e que guardei na memória como um tesouro. Elas nunca se desbotaram, mas eu precisava encontrar um enredo onde pudesse colocá-las com toda a riqueza de detalhes com que se apresentaram para vida. Daí a minha dificuldade em conduzir a história de maneira satisfatória. Escrevi e reescrevi esse livro dezenas de vezes”, conta Dino Sávio.

No entanto, o autor sabia que precisava por um ponto final e definitivo nessa questão. “Foi então que em 2022 decidi começar do zero, tendo como fios condutores da história o amor de Maria do Juca do Alípio pelo Mundico e o amor de Mundico pelas pessoas, pois era o único capaz de aliviar as dores daquele povo sofrido e que se tornaram incompatíveis ao longo dos anos, até que um inesperado fenômeno da natureza alterou o rumo dos acontecimentos”, conclui sem dar spoiler.

O jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes, membro da Academia Mineira de Letras, escreveu o prefácio do livro.

O livro já pode ser encontrado nas principais livrarias:

comercial@conhecimentolivraria.com.br ou pelo site www.amazon.com.br

Sobre o autor

Dino Sávio é jornalista e empresário, tendo atuado em diversos veículos de comunicação como rádio, TV, criador e editor de vários jornais e de uma revista voltada para o turismo. Em 1994 criou a Partners Comunicação Integrada e fez dela a maior agência de comunicação corporativa de Minas e uma das maiores do País. Atualmente é aprendiz de fazendeiro em sua terra natal, Itaguara.