Classista 2025: Conquistano pega o Santa Mônica de Ibirité em casa

Equipe de Itaguara irá enfrentar o time de Ibirité, em mata-mata pelas oitavas de final do torneio

Foto: Daniel Wagner/Fotoarte
Luciano Meira – Itaguara

Neste domingo (23), às 10h, na Arena Incorpe CFC, o Conquistano inicia mais uma vez a caminhada rumo às finais do Classista. O clube é o atual vice-campeão do torneio, tendo sido também em 2023. Portanto, uma vitória neste domingo será mais um passo em direção à terceira final consecutiva.

As regras do torneio determinam que, a partir de agora, é mata-mata, sem partida de volta. O Glorioso, além da qualidade técnica do elenco, deve explorar a vantagem de jogar em casa.A equipe itaguarense tem uma partida difícil pela frente. Os números mostram que ambos os clubes tiveram o mesmo desempenho e aproveitamento na primeira fase da competição.

Veja os números:

A única diferença relevante, que neste caso não alterou a posição dos clubes na tabela durante a fase de classificação (ambos ficaram na segunda colocação em suas chaves), foi o saldo de gols, mostrando que o ataque da equipe do Conquistano é mais efetivo que o do adversário, muito disso por conta do estilo de jogo da equipe.Para o confronto de domingo, os treinadores Amarildo e Lucas Bracinho ainda não definiram a equipe, que pode iniciar a partida com a mesma escalação que goleou o União de Rio Manso por 6×0: Hugo Miller; Didi, Washington, Marcos e Kelvin; Dedé, Vinícius e Claudinho; Péricles, Vítor Rafael e Macapá.

Entrevista com Afrânio Lara, presidente do Conquistano

Afrânio Lara. Arquivo pessoal.

Nesta quinta-feira (20), o presidente do Conquistano, Afrânio Lara, concedeu-nos uma entrevista falando sobre o campeonato, o time e muito mais. Confira:

O Metropolitano: O Conquistano está nas oitavas de final do Classista de 2025, qual a expectativa daqui para frente?

Afrânio Lara: Muito grande! Agora é que fica emocionante, que agrada o torcedor, que dá mais prazer ao atleta. Sobraram apenas 16 equipes. Os jogos são em sistema “mata-mata”, em partida única. Não tem ida e volta. A vantagem que existe é apenas do mando de campo. Um empate no tempo normal leva a disputa para os pênaltis.

O Metropolitano: O clube é o atual vice-campeão e foi vice em 2023 também, podemos esperar alguma surpresa para este ano?

Afrânio Lara: O Torneio Classista é de alto nível. As equipes investem. É uma competição mais democrática, abrangendo um grande número de cidades: Região Metropolitana de BH, Centro-Oeste, Campos das Vertentes, etc. Nas últimas oito edições, chegamos a cinco finais. O Conquistano hoje é visto de forma diferente pelos adversários, e isso tem um peso. Fomos obrigados a nos preparar bem. Estamos confiantes na equipe que montamos.

O Metropolitano: Qual será a maior dificuldade que vocês esperam enfrentar a partir de agora?

Afrânio Lara: A possibilidade de jogar as quartas de final e as semifinais no campo do adversário. Não ficamos com o primeiro lugar da chave, e caso o Conquistano passe pelas oitavas de final, é bem provável que as quartas não aconteçam em Itaguara. O Conquistano é muito forte na Arena Incorpe, em Itaguara. O gramado está em ótimas condições, e isso faz diferença para o nosso estilo de jogo.

O Metropolitano: Fale sobre o diferencial que faz do Conquistano, um clube com orçamento modesto, ser um dos grandes do futebol amador em Minas Gerais, seria Itaguara um “celeiro” de craques?

Afrânio Lara: Planejamento e equipe de colaboradores. Eu não administro o clube sozinho. Somos uma Diretoria unida. Temos uma comissão técnica empenhada e dedicada ao clube desde a base. Estamos muito unidos nesta gestão. Temos um orçamento financeiro dentro das regras estatutárias do clube para investir no Departamento de Futebol. Parte do nosso orçamento é custeado por patrocinadores que acreditam no nosso trabalho.

Itaguara é sim um “celeiro” de craques. Prova disso é que, atualmente, temos alguns atletas que passaram pelas nossas categorias de base atuando em equipes profissionais de São Paulo e Rio Grande do Sul. Quantos atletas também fizeram e fazem sucesso no futebol amador! Na nossa gestão, valorizamos muito os atletas de Itaguara. Hoje, contamos com mais de 200 atletas nas categorias Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, sempre na busca de novos talentos.

O Metropolitano: Naturalmente os jogadores são as estrelas de um time, mas a equipe técnica e os dirigentes (os cartolas) também fazem parte do todo, como isso funciona no Conquistano?

Afrânio Lara: Valorizamos muito o conjunto. Estamos com um plantel muito unido nesta temporada. No meu primeiro contato com o grupo, durante a apresentação em fevereiro, fui bem claro com todos os atletas e a comissão técnica: acima de qualquer vaidade, existe a instituição. Ela fala mais alto por nós. Precisa existir respeito mútuo. Nenhuma equipe é vencedora com apenas 11 atletas.

Aproveito a oportunidade para deixar aqui meus agradecimentos a todos da Diretoria e da comissão técnica que estão comigo nesta temporada, e também aos nossos patrocinadores. Fica meu convite para todos os torcedores de Itaguara e região comparecerem neste domingo, dia 23 de março, às 10h, na Arena Incorpe, para torcerem e ajudarem o Glorioso na busca pela classificação.

Botão Voltar ao topo