Suspeito foi espancado por vizinhos e escapou do linchamento quando a polícia chegou para prendê-lo

Luciano Meira – Agências
Jânio José Gonçalves de 39 anos matou a golpes de faca a própria mãe, Maria José dos Santos, de 72 anos, e foi pego arrastando o corpo, no fim da tarde de sábado. O assassino havia sido preso na terça-feira (25/02), por tentar a agredir a mãe, que no sábado (01/03), quatro dias após a prisão ele conseguiu matar. O crime aconteceu no Bairro Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Baldim, onde o suspeito e irmãos moravam na mesma casa da mãe.O crime foi descoberto quando uma vizinha passando pela Rua Francisco Lourenço Franco achou ter visto um boneco caído no quintal, nos fundos de um dos imóveis. Ela chegou a passar pelo suspeito que estava ensanguentado, mas a quando ouvida pelos policiais disse não haver relacionado os fatos.
A testemunha ligou para sua amiga a sobrinha da vítima contando o que tinha visto, então a parente tentou mas não conseguiu falar com a tia. Preocupada a sobrinha foi até a casa da tia e viu que o boneco na verdade se tratava da própria tia Maria José, que estava caída no chão em uma poça de sangue.Desesperada a sobrinha começou a gritar pedindo ajuda para salvar a tia. Neste momento, surge todo ensanguentado o primo Jânio que começou a arrastar o corpo da mãe para o interior do imóvel. Apavorada a sobrinha não parava de gritar, o que levou o assassino atirar pedras na prima para que ela parasse de gritar.
Sem acreditar na cena macabra que viam, os vizinhos partiram para cima de Jânio, que foi espancado até a chegada dos militares do 25º Batalhão da PMMG, salvando o facínora do linchamento levando-o para o pronto atendimento do Hospital de Baldim, onde foi medicado e posteriormente conduzido à delegacia. Os militares apreenderam uma faca como sendo a provável arma do crime.
Um dos irmãos afirmou à polícia que o suspeito constantemente ameaçava a sua mãe. As brigas, segundo ele, seriam pelo inconformismo de Jânio por não ter o mesmo sobrenome dos outros irmãos.