Minas Gerais pode ter um novo feriado santo em setembro

Projeto do deputado Leleco Pimentel (PT), recebeu parecer favorável da Comissão de Cultura da ALMG

Foto: Matheus Bertelli
Luciano Meira

Minas Gerais pode ter um novo feriado santo. O Projeto de Lei (PL) 1.401/23, do deputado Leleco Pimentel (PT), propõe que o dia 15 de setembro, data dedicada a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado, seja transformado em feriado estadual. Tramitando na Assembleia desde 2013, nesta quarta-feira (02) o projeto recebeu o parecer favorável da Comissão de Cultura da Casa.O projeto também já havia recebido o parecer favorável da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), em julho do ano passado. Para que seja aprovado e o dia 15 de setembro passe a ser feriado estadual, ainda são necessários os pareceres de mais duas comissões: Desenvolvimento Econômico e Administração Pública. Caso isso ocorra, a proposta segue para votação em plenário, onde precisa ser aprovada em dois turnos, e posteriormente seguir para sanção do governador.O deputado justifica a proposta com base na importância religiosa, cultural, turística, social e econômica da devoção à Nossa Senhora da Piedade. Segundo ele, com o feriado, o santuário dedicado à santa, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderá ser mais visitado.

“A população mineira precisa deste ambiente da fé para continuar tendo esperança”, declarou. Leleco também argumenta que a instituição da data lança olhares sobre as ameaças de destruição da Serra da Piedade, onde está localizado o santuário, pela atividade minerária.

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade abriga a imagem da santa, esculpida no século XVIII por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Do local é possível ver as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Botão Voltar ao topo