Minas Gerais pode ter um novo feriado santo em setembro
Projeto do deputado Leleco Pimentel (PT), recebeu parecer favorável da Comissão de Cultura da ALMG

Luciano Meira
Minas Gerais pode ter um novo feriado santo. O Projeto de Lei (PL) 1.401/23, do deputado Leleco Pimentel (PT), propõe que o dia 15 de setembro, data dedicada a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado, seja transformado em feriado estadual. Tramitando na Assembleia desde 2013, nesta quarta-feira (02) o projeto recebeu o parecer favorável da Comissão de Cultura da Casa.O projeto também já havia recebido o parecer favorável da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), em julho do ano passado. Para que seja aprovado e o dia 15 de setembro passe a ser feriado estadual, ainda são necessários os pareceres de mais duas comissões: Desenvolvimento Econômico e Administração Pública. Caso isso ocorra, a proposta segue para votação em plenário, onde precisa ser aprovada em dois turnos, e posteriormente seguir para sanção do governador.
O deputado justifica a proposta com base na importância religiosa, cultural, turística, social e econômica da devoção à Nossa Senhora da Piedade. Segundo ele, com o feriado, o santuário dedicado à santa, em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte, poderá ser mais visitado.
“A população mineira precisa deste ambiente da fé para continuar tendo esperança”, declarou. Leleco também argumenta que a instituição da data lança olhares sobre as ameaças de destruição da Serra da Piedade, onde está localizado o santuário, pela atividade minerária.
O Santuário de Nossa Senhora da Piedade abriga a imagem da santa, esculpida no século XVIII por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Do local é possível ver as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).