Nova onda de calor chega em Minas Gerais a partir de hoje

Luciano Meira – Agências

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira (17) em várias regiões do país, incluindo Minas Gerais. Essa é a terceira onda do ano, no Brasil, e deve afetar Minas, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná, podendo chegar a Goiás e Bahia.
A massa de ar quente e seco, que atua desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhou força nesse domingo (16), com temperaturas máximas que podem superar em mais de 5°C a média climatológica.A primeira onda de calor do ano no país ocorreu entre 17 e 23 de janeiro. A segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante essa segunda onda, foi emitido aviso vermelho de grande perigo, que persistiu até o último dia 12 de fevereiro, abrangendo também Santa Catarina e Paraná.

Mapa mostra que quase todo estado será atingido

Reprodução Climatempo

O que é uma onda de calor?

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, ao menos, cinco dias seguidos. Para caracterizar o fenômeno, isso deve abranger uma área ampla.

Alerta para ar seco

A umidade relativa do ar deve atingir 30% durante as tardes nos próximos dias, portanto importante manter a hidratação, além de adotar cuidados para minimizar os impactos do clima seco. É recomendado ingerir bastante água, evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia e utilizar umidificadores de ar ou toalhas úmidas nos ambientes fechados.

Recomendações gerais

Hidrate-se durante o dia;

Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

Evite frituras;

Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;

Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;

Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;

Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Botão Voltar ao topo