64% dos brasileiros defendem o fim da jornada de trabalho 6×1 aponta o Datafolha

Versão em áudio

Levantamento aponta que 70% da população considera como ideal a jornada de cinco dias de trabalho e dois dias de descanso

Da redação

Dois terços dos brasileiros apoiam o fim da jornada com seis dias de trabalho e um dia de descanso. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28), pelo jornal ‘Folha de S.Paulo’.

De acordo com o levantamento, 64% dos entrevistados apoiam o fim da jornada 6×1 e 33% são contra o fim desse modelo de jornada de trabalho. Outros 3% não souberam opinar.

˃˃Receba notícias no seu WhatsApp˂˂

O levantamento aponta também que a maioria dos brasileiros não considera a jornada 4×3 (com quatro dias de trabalho e três de descanso como ideal). Para 70% dos entrevistados, a jornada ideal teria cinco dias de trabalho e dois de descanso, a jornada 5×2.

Apesar da maioria defender o fim da jornada 6×1, apenas 7% dos entrevistados concordam com a proposta apresentada pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) que prevê uma jornada de 4×3, com máximo de 36 horas de trabalho na semana. Outros 17% defendem a jornada de 6×1.

O instituto Datafolha ouviu 2.002 pessoas em 113 cidades do país, entre os dias 12 e 13 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou menos, com nível de confiança de 95%.