Oscar 2025: Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ são indicados

Versão em áudio

O filme foi indicado em três categorias do Oscar 2025, melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz

Fernanda Torres interpretando Eunice Paiva
Luciano Meira – Agências

É a 1ª vez na história que um filme brasileiro disputa a principal categoria. A premiação acontece no dia 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien. Exceto pela categoria de Melhor Filme Internacional, todos os indicados foram nomeados por seus pares/atores indicaram atores, diretores indicaram atores, etc.

Fernanda Torres concorre ao Oscar, 26 anos após indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil” (1998), também dirigido por Walter Salles. Foi a última vez em que o Brasil apareceu em categorias de atuação.

A partir de agora, a votação é livre, e todos os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas podem votar em qualquer categoria. Vários brasileiros fazem parte da Academia, como Alice Braga, Wagner Moura, Kleber Mendonça Filho, além de Fernanda Montenegro, Selton e Walter Salles.

Ainda Estou Aqui: uma História Real

Ainda Estou Aqui é baseado em uma história real, contada no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. Ele é filho de Eunice, mãe de cinco filhos que viu seu mundo desabar quando o marido, Rubens Paiva (Selton Mello), foi preso, torturado e morto durante a ditadura militar. Ela passou décadas lutando para que o Estado brasileiro reconhecesse não só a morte dele como a de outras vítimas da repressão, o que só aconteceu em 1995.

Eunice teve Alzheimer e morreu em 2018. Ainda Estou Aqui foi premiado em festivais no Brasil e no exterior, e Fernanda Torres recebeu uma homenagem do Critic’s Choice Awards.