Jeep Compass Blackhawk, o líder abre as asas

O Jeep Compass evolui com o motor Hurricane turbo da versão Blackhawk e se mantém como o utilitário esportivo médio mais vendido do Brasil

Da redação

De uma só “tacada”, a Jeep promoveu, em abril do ano passado, a estreia de sua linha esportiva Blackhawk no Brasil, com o SUV médio Compass e o grande Commander. A grande estrela é o 2.0 Hurricane, motor a gasolina turbo global da marca norte-americana, agora produzido no Polo Automotivo Stellantis em Goiana, Pernambuco, assim como os dois modelos. Colocado no topo da linha do SUV médio, o Compass Blackhawk (“falcão negro”) se tornou o mais potente e rápido entre os concorrentes do segmento feitos no Brasil, tudo graças ao Hurricane. A variante agrega ainda exclusividades em termos de design, equipamentos e detalhes típicos da Jeep.A marca norte-americana começou bem este ano no Brasil, com 9.232 emplacamentos em janeiro, com o Compass mantendo a liderança entre os SUVs médios com 4.436 unidades vendidas e a nona posição na geral de automóveis, algo que o modelo não conseguia há um bom tempo. Obviamente, por conta do preço, a configuração Blackhawk não está entre as mais emplacadas do Compass, mas passou a ser a principal imagem institucional da família no mercado brasileiro. A linha Compass é composta pelas opções Sport, com preço a partir de R$ 186.990, Longitude, a partir de R$ 208.990, Limited, a partir de R$ 227.990, e Série S, a partir de R$ 247.990 – todas equipadas com o motor T270 turbo flex –, Limited TD350 turbodiesel, a partir de R$ 251.990, e pelas “tops” Overland, a partir de R$ 272.990, e Blackhawk, a partir de R$ 291.990, as duas com o motor Hurricane.

Com 4,49 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,63 metros de entre-eixos, o Compass Blackhawk é oferecido em quatro cores externas, três delas com pintura biton, partindo da Preto Carbon sólida, seguida pelas opções com teto preto, a metálica Cinza Granite encarecendo o carro em R$ 2.200 e as perolizadas Sting Gray (cinza para o chumbo) – do modelo avaliado – e Branco Polar aumentando a fatura em R$ 2.500.Com o Hurricane 2.0 turbo, o Compass Blackhawk se tornou o mais rápido em seu segmento produzido no Brasil, com 272 cavalos de potência a 5.200 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 3 mil giros, acoplado à transmissão automática de 9 marchas com opção de trocas sequenciais em “paddles shifters” localizados atrás da direção e à tração 4×4 com reduzida e seletor de terrenos. De acordo com a Jeep, o SUV de 1.720 quilos acelera de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e pode chegar à velocidade de 228 km/h.

O motor Hurricane é todo feito de alumínio e conta com injeção direta, duplo comando variável de válvulas, turbocompressor “twin-scroll” de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. O sistema de Tração 4×4 Jeep Active Drive Low, com o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis, permite um alívio na transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária, gerando economia de combustível – quando a tração 4×4 votando a ser acionada automaticamente sob demanda. O sistema de tração conta com um seletor de terrenos dando ao motorista os modos de condução “Auto/Standard” – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração integral –, “Snow” (neve) – para utilização em terrenos de baixa aderência –, “Sand/Mud” – com calibração do acelerador otimizada para encarar areia e lama – e “4×4 Full Time”, para otimizar a tração reduzida e o deslizamento das rodas.

Ficha Técnica

Jeep Compass Blackhawk 2.0 turbo AT9 4×4

Motor: a gasolina, transversal dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.995 cm3, turbocompressor, ignição eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção, injeção eletrônica Vitesco direta

Potência: 272 cavalos a 5.200 rpm

Torque: 40,8 kgfm a 3 mil rpm

Transmissão: automática de 9 marchas, com “paddles shifters” para trocas sequenciais

Tração: 4×4 com reduzida e seletor de terrenos

Freios: dianteiro disco ventilado (diâmetro de 330 mm) com pinça flutuante, traseiro disco sólido (diâmetro de 278 mm) com pinça flutuante, com ABS e EBD

Suspensão: dianteira tipo MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados, molas helicoidais, traseira tipo MacPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados, molas helicoidais

Direção: assistência elétrica com pinhão e cremalheira

Carroceria: SUV médio de 5 lugares

Rodas e pneus: liga de alumínio de 19 polegadas, 235/45 R19

Peso em ordem de marcha: 1.720 kg

Dimensões: 4,49 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,64 metro de altura e 2,63 metros de distância de entre-eixos

Altura mínima em relação ao solo: 19,8 centímetros

Ângulo de entrada: 21,7 graus

Ângulo de saída: 28,5 graus

Porta-malas: 476 litros e 400 kg

Tanque de combustível: 55 litros Preço: R$ 291.990, mais R$ 2.500 pela cor Sting Gray com teto preto, do modelo testado, totalizando R$ 294.490