Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

Internado há 19 dias, papa Francisco envia mensagem ao Brasil

Pontífice ofereceu contribuição da Igreja Católica para COP30

Luciano Meira – Agências

Cristo Redentor com homenagem ao papa Francisco em 27 de fevereiro de 2025 © ANSA/AFP

Internado há 19 dias no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, o papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis brasileiros e ofereceu a colaboração da Igreja Católica para a cúpula climática COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).O texto foi mandado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por ocasião da Campanha da Fraternidade, promovida há mais de 60 anos pela entidade no período da Quaresma, que começa nesta quarta-feira (5).

“Nesta ocasião, desejo manifestar a minha proximidade à Igreja peregrina nessa nação e felicitar os meus irmãos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil pela iniciativa da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral'”, disse o pontífice de 88 anos.Na mensagem, Francisco defende uma “conversão ecológica” da humanidade e pede uma mudança de “convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”.

“O tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP30 do próximo mês de novembro, que se realizará no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática”, acrescentou o Papa.

O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já manifestou o desejo de contar com a participação de Jorge Bergoglio na cúpula de Belém, uma vez que o argentino tem a defesa do meio ambiente como uma das principais bandeiras de seu pontificado e já dedicou até uma encíclica ao tema, a “Laudato si” (“Louvado seja”), publicada em 2015.

“Faço votos que a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado país no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a ecologia integral.

Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a bênção apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a casa comum, pedindo que continuem a rezar por mim”, concluiu.

O Papa está internado desde 14 de fevereiro com pneumonia nos dois pulmões, causada por uma infecção polimicrobiana. O estado de saúde do pontífice é crítico, porém estável, e ainda não há previsão de alta.

Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo.
Botão Voltar ao topo