JAC E-J T3,5 – Foco na sustentabilidade
JAC inicia as vendas no Brasil do novo caminhão leve elétrico E-J T3,5, importado da China

Da redação
O JAC E-J T3,5 acaba de chegar ao mercado brasileiro, com preço sugerido de R$ 299.900. A proposta da marca chinesa é que o novo caminhão elétrico seja uma opção versátil para o transporte sustentável de cargas em centros urbanos, por combinar bom desempenho e baixo custo operacional. As medidas do E-J T3,5 são de 5,30 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,99 metro de altura e 3,10 metros de entre-eixos, o que o coloca no segmento de VUCs – Veículo Urbano de Carga, modelos usados para transporte de mercadorias em áreas urbanas, com capacidades de carga de até 3,5 toneladas. Com 1.800 quilos, o E-J T3,5 tem Peso Bruto Total (PBT) de 3.495 quilos, resultando em uma capacidade de carga de até 1.695 quilos e permitindo instalação de baús com oito a 15 metros cúbicos. O modelo pode ser conduzido por motoristas com CNH da categoria B.O motor elétrico E-J T3,5 tem potência equivalente a 150 cavalos e torque de 30,6 kgfm. Já a autonomia pode chegar a 230 quilômetros com apenas uma carga da bateria CATL de 64 kWh. Há ainda dois modos de condução: “Eco” e “Normal”. A JAC aponta como uma vantagem do E-J T3,5 a redução do custo operacional, porque o modelo tem consumo de energia de (28 kWh a cada cem quilômetros rodados, gerando um gasto de R$ 20 considerando o valor médio do kWh no Brasil.

De acordo com a fabricante, tal consumo energético seria o equivalente a pagar R$ 2 por litro de diesel em comparação com um caminhão a combustão. Dessa forma, se um operador dirige 150 quilômetros por dia, poderia economizar R$ 1.500 por mês somente em combustível, ou R$ 18 mil em um ano. Ainda segundo dados da JAC, por não ter componentes como câmbio, embreagem, bico injetor e bomba de diesel e escapamentoo valor de manutenção do E-J T3,5 tem custos cerca de seis vezes menores. E o tempo de parada nas revisões também é reduzido por conta da simplicidade do conjunto. Como resultado, cada unidade do modelo elétrico evitaria a emissão de aproximadamente dez toneladas de CO2 na atmosfera por ano, o que contribui para metas de ESG nas frotas de empresas.

Na lista de equipamentos do E-J T3,5, estão direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia com tela de LCD, vidros, retrovisores e travas elétricos, volante multifuncional com ajuste de altura e entrada USB. Entre os itens de segurança, há airbag duplo frontal, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, luzes diurnas (DRL) de leds, desembaçador dos retrovisores laterais, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de subida e controle de tração.

O novato E-J T3,5 junta-se à linha de veículos comerciais 100% elétricos que a JAC Motors importa da China, que inclui outras opções com nomenclaturas igualmente enigmáticas, como o chassi-cabine E-JV CC, os leves iEV1200T e E-J T9,5, o médio E-J T12,5 e o semipesado E-J T18,0. A furgoneta E-JS1 City Cargo, os furgões E-JV 5.5, E-JV 7L, E-JV12 e E-JV12 Vip e a picape iEV-330P, todos abastecidos em tomadas elétricas, complementam a linha comercial. A marca também comercializa alguns modelos de passeio elétricos “made in China”, como o e-JS1, o e-JS1 Ext, o e-JS4 e o e-J7. A picape média a diesel Hunter é o único veículo com motor a combustão oferecido no Brasil pela marca chinesa.