Atraso na nomeação de aprovados em concurso para Educação volta ser debatido na ALMG

Deputada Beatriz Cerqueira (PT), solicitou audiência pública para questionar atraso nas nomeações e a divulgação do Governo de Minas que disse ter nomeado 100% dos aprovados

Deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT). Foto: Luiz Santana/ALMG
Da redação

O atraso na nomeação de pelo menos 2.400 trabalhadores da educação, aprovados no concurso púbico realizado por meio do Edital Seplag (SEE) nº 3, volta a ser tema de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia de Minas. O debate acontece no dia 3 de julho, a partir das 10h (Plenarinho II), a pedido da presidenta da comissão, deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT).

Segundo dados do Sindicato Único dos Trabalhadores (Sind-Ute/MG), apesar de no edital constar mais de 19.878 vagas para a educação, foram aprovados apenas 8.500. Desse total, pouco mais de 6.040 candidatos foram convocados e nomeados. Além da nomeação, a deputada reivindica a prorrogação desse prazo por mais dois anos.Além da demora das nomeações, a deputada Beatriz Cerqueira já havia questionado o governo estadual quanto a destinação dos cargos vagos e o grande volume de contratos temporários na educação. Importante lembrar, ainda que o certame realizado em 2023, que selecionou mais de 8 mil profissionais para cargos de professores e para cargos administrativos, de níveis médio e superior, tem validade até 24 de maio de 2026.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo.
Botão Voltar ao topo