Ex-vereador de Uberlândia morre em acidente de ultraleve no interior de São Paulo
Luís Cláudio Galassi Cunha estava na aeronave experimental que caiu e pegou fogo em canavial entre Bariri e Bocaina; causas são investigadas

Luciano Meira
Morreu neste sábado (26) o ex-vereador de Uberlândia, Luís Cláudio Galassi Cunha, 54, após a queda de um ultraleve no interior paulista, na zona rural entre as cidades de Bariri e Bocaina, cerca de 300km da capital. O acidente, ocorrido por volta das 14h, vitimou duas pessoas—ambos encontrados carbonizados no local. As investigações sobre o que provocou a queda estão sob responsabilidade da Aeronáutica e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Acidente e resgate
A aeronave experimental caiu em uma plantação de cana a cerca de 8km da rodovia Leônidas Pacheco Ferreira (SP-204). Com a força do impacto, o ultraleve pegou fogo imediatamente. Equipes do Corpo de Bombeiros de Bariri foram acionadas, mas localizaram os corpos já carbonizados, o que impossibilitou a identificação visual imediata. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jaú, cidade da região com estrutura para perícias dessa natureza.Uma brigada de incêndio de uma usina foi mobilizada para auxiliar no combate às chamas, que consumiram completamente a estrutura do ultraleve. O local está isolado para os procedimentos de perícia técnica.
Luís Cláudio Galassi Cunha foi suplente e assumiu mandato na Câmara Municipal de Uberlândia em 2015 pelo PSDB, única eleição que disputou. Destacou-se por abrir mão de salários e benefícios, doando integralmente seus vencimentos a instituições sociais durante o tempo em que exerceu o cargo.
A suspeita inicial dos técnicos é de que uma falha mecânica possa ter provocado a perda de potência do ultraleve, levando ao acidente. A Polícia Científica realizou perícia no local, e as apurações estão sob a responsabilidade de órgãos especializados da Aeronáutica e da Anac. Uma equipe técnica deve analisar os destroços neste domingo para esclarecer as causas do acidente.
Ainda não há detalhes sobre velório e sepultamento. A identidade da segunda vítima não foi informada até o momento da publicação desta reportagem.