Itaguara aposta em sustentabilidade com Programa de Eficiência Energética da CEMIG
Gestão do prefeito Luan promove substituição de lâmpadas e instalação de usinas fotovoltaicas para economizar energia e contribuir com metas climáticas, alinhada às discussões da COP30

Luciano Meira
A Prefeitura de Itaguara, comandada pelo jovem engenheiro Luan Brenner (PL), aderiu ao Programa de Eficiência Energética da CEMIG para modernizar a iluminação pública e investir em energia renovável. O programa prevê a substituição de lâmpadas em prédios públicos e áreas públicas, além da instalação de usinas solares fotovoltaicas, com previsão de completar o projeto até 22 de janeiro de 2027, gerando economia anual estimada em 109,35 MWh. Na cidade será instalada uma usina fotovoltaica, no Galpão (Sec. de Obras), onde também serão trocadas lâmpadas. Além disso haverá troca de lâmpadas na quadra coberta, no Poliesportivo, no parquinho na Via Expressa, na Rodoviária e na quadra no Pará dos Vilelas.
Itaguara já participou anteriormente do programa da CEMIG, que é uma iniciativa regulada pela Aneel com o objetivo de promover o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício por meio da substituição de equipamentos obsoletos por outros mais eficientes na iluminação pública. Em Minas Gerais, o programa envolveu investimentos que ultrapassam R$ 170 milhões em 2024, beneficiando prefeituras, hospitais, escolas e instituições filantrópicas. Essas ações geram impacto positivo na sustentabilidade financeira e ambiental dos municípios.

A escolha de Itaguara por esse programa reflete a visão moderna da nova gestão municipal, que está atenta às questões das mudanças climáticas e à necessidade de reduzir a pressão sobre o sistema elétrico estadual. Com isso, evita-se o uso de usinas térmicas e outras fontes fósseis que intensificam a poluição ambiental, em linha com as metas globais discutidas na COP30, que está sendo realizada em Belém no Pará.
A COP30 enfatiza a urgência em ampliar investimentos em energias limpas e eficiência energética, buscando aumentar consideravelmente a participação das fontes renováveis no sistema energético mundial, além de promover políticas públicas que combatam as mudanças climáticas. A iniciativa municipal em Itaguara é um exemplo local alinhado a essa agenda global.
Assim, a gestão do prefeito Luan demonstra que municípios de pequeno porte podem ser protagonistas na transição energética, contribuindo para a economia local, a segurança energética e a preservação do meio ambiente, com impacto direto na qualidade de vida da população.
