O Agente Secreto conquista Globo de Ouro e consagra Wagner Moura em noite histórica para o Brasil

Filme nacional vence como melhor em língua não inglesa e ator leva prêmio de melhor em drama, ampliando sucesso do cinema brasileiro em Hollywood

WAgner Moura – Reprodução CBS
Luciano Meira

O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o Globo de Ouro de melhor filme em língua não inglesa neste domingo (11), em Beverly Hills, enquanto Wagner Moura foi premiado como melhor ator em filme de drama pelo mesmo título. As conquistas reforçam o protagonismo do cinema brasileiro na temporada internacional de prêmios e elevam as expectativas para o Oscar de 2026.Triunfos na cerimônia

Na categoria de melhor filme em língua não inglesa, a produção superou concorrentes de França, Noruega, Espanha, Coreia do Sul e Tunísia, após acumular mais de 50 prêmios em festivais mundiais. Kleber Mendonça Filho dedicou a vitória a jovens cineastas e defendeu a produção de filmes em cenários políticos desafiadores no Brasil e nos EUA.

Wagner Moura superou Michael B. Jordan, Oscar Isaac e Dwayne Johnson com sua interpretação de Marcelo, o protagonista. No discurso, agradeceu ao diretor e enfatizou temas como vigilância, autoritarismo e resistência em um Brasil ficcional contemporâneo.

Trama e trajetória do filme

O thriller político acompanha um pesquisador envolvido em redes de espionagem e controle de dados, mesclando drama e crítica social. Premiado em Cannes em 2025, acumulou 54 troféus em 35 premiações antes do Globo de Ouro.

Com três indicações – melhor filme em língua não inglesa, melhor drama e melhor ator em drama –, o longa marcou presença inédita em categorias principais para o Brasil. Críticas positivas e campanha intensa em Hollywood garantiram seu destaque.

Marco na carreira de Wagner Moura

A vitória representa o primeiro Globo de Ouro de melhor ator em drama para um brasileiro, seguindo o prêmio de Fernanda Torres por “Ainda Estou Aqui” há um ano. Indicado em 2016 por “Narcos”, Moura consolida sua versatilidade em atuações em português para o público global.

Elogios internacionais à sua intensidade o posicionam como forte candidato ao Oscar, abrindo caminhos para atores nacionais.

Impulso ao cinema nacional

Os prêmios aprofundam a ascensão recente do cinema brasileiro, com narrativas políticas ganhando espaço em Hollywood. Eles sinalizam maior abertura a produções em português e histórias latino-americanas.

O sucesso deve ampliar exibições em cinemas e plataformas de streaming, além de atrair parcerias com estúdios americanos para projetos futuros na corrida ao Oscar.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do O Metropolitano. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo