Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração de bolos
Medidas atingem marcas específicas após testes reprovarem teores de iodo e identificarem presença de plásticos

Luciano Meira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda, fabricação e uso de dois produtos alimentícios por riscos à saúde. As medidas, publicadas nesta terça-feira (27), atingem o pó para decoração de bolos da marca Sugar Art e um lote específico de sal grosso da marca Globo.
A suspensão do pó para decoração, fabricado pela empresa Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda., ocorreu após a identificação de materiais plásticos em sua composição. Segundo a agência reguladora, a presença desses resíduos torna o produto impróprio para o consumo humano, exigindo o recolhimento imediato de todas as unidades das prateleiras.
No caso do sal grosso iodado com ervas finas da marca Globo, a restrição é focada no lote 004/24, com validade até outubro de 2026. Análises realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro revelaram que o produto foi reprovado no teste de teor de iodo.
A legislação brasileira exige a adição de iodo ao sal de cozinha como medida de saúde pública. A deficiência desse elemento no organismo pode causar o bócio — aumento da glândula tireoide — e comprometer o desenvolvimento de fetos durante a gestação.
A Anvisa orienta os consumidores que adquiriram os produtos suspensos a interromperem o uso. Para o caso do sal grosso, a orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da fabricante Brasisal Alimentos pelo telefone 0800 585 0303 para orientações sobre o descarte ou substituição.
