Da redação
A deputada federal Erika Hilton (Psol) anunciou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede o fim da escala 6×1 chegou a 171 assinaturas, pré-requisito para que a matéria comece a tramitar no Congresso Nacional.
De acordo com a deputada, o texto está agora com 194 assinaturas. “Estamos na ofensiva, mas a nossa luta apenas começou. Ao atingirmos o número de assinaturas, é apenas o início da tramitação da PEC na Câmara. A pressão contra nossa proposta vai aumentar, há muitos interesses em jogo e nenhuma conquista dos trabalhadores foi fácil em nossa história. Às ruas nesse dia 15”, convocou a parlamentar nas redes sociais.
˃˃Receba notícias no seu WhatsApp˂˂
Ao menos sete capitais do país receberão atos pelo fim da escala 6×1 no próximo dia 15, feriado da Proclamação da República. A informação foi divulgada pelo perfil do vereador eleito do Rio de Janeiro (RJ) Rick Azevedo (Psol), criador do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que defende a pauta. As manifestações acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Vitória, Porto Alegre e Florianópolis.
A PEC pelo fim da escala 6×1, de autoria de Erika Hilton, propõe “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e trinta e seis horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.