Como produtores podem agregar valor a sua produção

A verticalização ajuda produtores de leite a lucrar mais, transformando leite em queijos, iogurtes e manteigas. Conheça os desafios, soluções e oportunidades.

 

Da redação

Produzir leite no Brasil não é uma tarefa fácil. O custo de produção elevado, aliado às margens curtas, principalmente para os pequenos produtores, ainda afasta muitos da atividade. Entretanto, existe um caminho para que até mesmo quem produz em baixos volumes possa lucrar alto com a atividade: a verticalização da produção.

O que é verticalização da produção?

O processo de verticalização se baseia em controlar todas as etapas da cadeia produtiva, desde a produção da matéria-prima (o leite) até a comercialização do produto final (queijos, iogurtes, manteiga etc.). Um estudo realizado em propriedades familiares da cidade de Uberlândia-MG constatou que a produção de queijo, por exemplo, poderia gerar 92% mais receita do que a venda do leite in natura.Além disso, o beneficiamento permite ao produtor ter maior controle sobre os custos e ampliar o retorno financeiro. Ao diversificar a produção, ele reduz a dependência das oscilações de mercado de um único produto, podendo ajustar sua estratégia para alcançar melhores resultados e maior faturamento.

Quais os desafios da verticalização da produção e como superá-los?

Assim como qualquer investimento, a verticalização da produção leiteira conta com alguns desafios que devem ser superados, como, por exemplo:

Regulamentação e burocracia: o beneficiamento de qualquer produto que seja destinado à alimentação humana exige o cumprimento de normas sanitárias rígidas, bem como a regulamentação junto aos serviços de inspeção e demais órgãos públicos.

Mão de obra: além do aumento da demanda exigir, na maioria dos casos, um maior número de trabalhadores na propriedade, muitas vezes essa mão de obra deve ser qualificada para tal atividade.

Complexidade gerencial e operacional: a verticalização exige que o produtor assuma atividades além da produção primária, como industrialização, logística, marketing e vendas, o que pode gerar perda de eficiência e aumento dos custos se não houver preparo e estrutura adequados.

Mercado e distribuição: ao entrar no mercado varejista o produtor passa a disputar o mesmo nicho de mercado com grandes empresas consolidadas no setor, o que pode dificultar a permanência sem um estudo de mercado adequado.

Entretanto, algumas estratégias podem ser implementadas para facilitar esse processo, especialmente no início, que costuma ser o período mais crítico, devido às mudanças e aos investimentos necessários. Entre as técnicas que podem ser adotadas para evitar prejuízos significativos, que podem até comprometer a viabilidade da nova operação, destacam-se:

Organização coletiva e cooperativismo: cooperativas podem ajudar a diluir custos, acessar mercados e melhorar condições com varejistas. Facilitando com que seus produtores verticalizem sua produção

Assistência técnica: contratar uma assistência técnica profissional pode parecer um custo adicional desnecessário, mas em muitos casos são durante essa troca de conhecimento que são identificados gargalos na produção e ideias para melhor rentabilidade dos produtos

Foco em nichos de mercado específicos: os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos artesanais, com menos ingredientes artificiais atrelados, focar em mercados clean label, orgânico e com certificação geográfica pode aumentar consideravelmente o lucro da produção.

Acesso a políticas públicas e linhas de crédito: aproveitar políticas públicas de incentivo à agroindústria familiar, linhas de crédito específicas e programas de apoio governamental podem viabilizar investimentos em infraestrutura e tecnologia.

Confira como ficaram as cotações

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