Conclave para escolher novo papa começará em 7 de maio

Anúncio foi feito após congregação de cardeais no Vaticano

Reprodução Redes Sociais
Luciano Meira

O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (28) que o conclave para escolher o substituto do papa Francisco, que morreu no último dia 21 de abril, terá início no próximo dia 7 de maio.

A data foi decidida na Quinta Congregação Geral, realizada na manhã de segunda-feira na Sala do Sínodo do Vaticano. O conclave ocorrerá na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes durante esses dias.Antes do conclave, os cardeais que já chegaram a Roma começaram a se reunir em congregações gerais e assembleias diárias nas quais algumas decisões processuais importantes são tomadas e relações criadas, as quais podem influenciar o resultado da eleição do novo pontífice.

Cerca de 135 cardeais, todos com menos de 80 anos e de todo o mundo, estão aptos a participar do conclave e decidir quem deve ser o próximo líder da Igreja de 1,4 bilhão de fiéis. Entre eles estão sete cardeais provenientes do Brasil, terceiro país com mais religiosos participantes, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos.

Do total, 59 são da Europa (incluindo 19 da Itália); 37, das Américas (incluindo 16 da América do Norte, 4 da América Central e 17 da América do Sul); 20, da Ásia; 16, da África; e 3, da Oceania.

Os dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, duraram apenas dois dias. Mas o cardeal sueco Anders Arborelius disse nesta segunda-feira que espera que esse conclave possa levar mais tempo, já que muitos dos cardeais nomeados pelo papa Francisco nunca se conheceram antes.

Francisco priorizou a nomeação de cardeais de lugares que nunca os tiveram, como Mianmar, Haiti e Ruanda.

“Não nos conhecemos”, disse Arborelius, um dos cerca de 135 cardeais com menos de 80 anos que participarão do conclave.

O conclave não poderia ter começado antes de 6 de maio. Iniciá-lo um dia depois significa que os cardeais terão um pouco mais de tempo para suas discussões gerais antes da importante votação.Tradicionalmente, a votação para definir o novo líder da Igreja Católica é realizada entre 15 e 20 dias após a morte do papa anterior. Ou seja, iniciaria entre os dias 5 e 10 de maio. Desta forma, a data escolhida foi dia 7.

A expectativa é de que a escolha ocorra em um período curto, assim como foram os últimos, cuja duração foi de apenas dois dias.

Botão Voltar ao topo