Escrivências — a coluna onde a ciência encontra a poesia e o átomo se transforma em sentimento

Gielton de Barros Lima estreia sua coluna cheia de arte e afeto no O Metropolitano

Gielton LIma – Foto: Arquivo pessoal
Luciano Meira

O Metropolitano apresenta sua mais nova coluna: Escrivências, assinada por Gielton de Barros Lima — professor de Física do Ensino Médio, escritor e cantor. Com ele, o leitor será convidado a viajar em trajetórias que desafiam a gravidade do cotidiano, orbitando entre fórmulas e metáforas, experimentos e emoções, cores e sons.

Em Escrivências, o tempo não será apenas medido pelos ponteiros, mas sentido na intensidade de um verso ou no compasso de um samba. O espaço não se limitará às fronteiras geográficas, mas se expandirá nas páginas como se fossem galáxias, permitindo que cada texto seja uma experiência de leitura que é, ao mesmo tempo, descoberta científica e encontro poético.

Como o próprio Gielton escreve:

“Prelúdio
Há sabores e silêncios em cada um de nós. Deixo, nestas linhas, um pequeno punhado de mim — neste breve balanço do tempo.
Vim das Minas de Milton e Guimarães, das esquinas e dos sertões.
Gosto de gente. Ponho reparo. Revelo conceitos.
Assim,
Palavras guardadas escapam em crônicas, como quem empilha tijolos
Meu coração bate sincopado na cadência do samba que nasce entre colcheias.
Ensino Física, confidencio mistérios.
Neste canal, misturo ciência, arte e afeto.
Bem-vindo ao meu canto — talvez apertado, mas onde sua voz é sempre vinda.”

Prepare-se para encontrar nos textos de Gielton um campo de forças onde o rigor da ciência se curva para revelar o calor da arte, e onde o observador — o leitor — é parte inseparável do experimento. Escrivências será, semana após semana, um convite para transitar entre átomos e acordes, cálculos e contemplações, luzes, sombras e canções.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do O Metropolitano. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo