Ex-prefeito Chumbinho é escolhido para receber a Medalha Hélio Costa em Itaguara

Homenagem reconhece a contribuição de Geraldo Donizete de Lima ao Judiciário local

Joyce, Dr. Marco Aurélio Rodrigues de Carvalho, Dra. Sorele Mamede, vice-prefeito Geraldo Gonçalves Filho (Dinho, PSB), Sr. Gilmar Camilo Gonçalves e a vereadora Petoca (PL). – Foto: Arquivo RMC
Luciano Meira

O ex-prefeito de Itaguara, Geraldo Donizete de Lima, conhecido como Chumbinho, foi o escolhido para receber a Medalha Hélio Costa em 2025. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (25) em reunião no Fórum, de representantes dos poderes Judiciário, Executivo, Legislativo e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).A escolha de Chumbinho levou em consideração a colaboração do ex-prefeito com o funcionamento do Judiciário ao longo de sua gestão. Conforme ressaltado no encontro, ele atendeu, sempre que possível, às demandas encaminhadas pelo poder Judiciário, o que garantiu melhorias administrativas e estruturais para a prestação de serviços na esfera da Justiça.

O ex-prefeito Donizete Chumbinho – reprodução Redes Sociais

Na reunião de definição do homenageado, participaram pelo Poder Judiciário o juiz de Direito Dr. Márcio Bessa Nunes e o promotor de Justiça Dr. Marco Aurélio Rodrigues de Carvalho — este por videoconferência e o Sr. Gilmar Camilo Gonçalves. O Executivo foi representado pelo vice-prefeito Geraldo Gonçalves Filho (Dinho, PSB); o Legislativo, pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Dinalair Aparecida Ferreira (Petoca, PL); e a advocacia local, pela presidente da OAB subseção de Itaguara, Dra. Sorele Mamede.

O que é a Medalha Hélio Costa

A Medalha Desembargador Hélio Costa é uma honraria concedida bienalmente pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a personalidades que prestaram serviços relevantes ao Poder Judiciário mineiro. Instituída em 1995, a medalha presta homenagem ao desembargador Hélio Costa, que foi presidente do TJMG e corregedor-geral de justiça, e tem como objetivo aproximar o Judiciário da sociedade.

Detalhes da Medalha

Criação:
A medalha foi criada pela Resolução nº 296, de dezembro de 1995, pelo TJMG.

Periodicidade:
É concedida a cada dois anos, preferencialmente no dia 8 de dezembro, Dia da Justiça.

Objetivo:
Homenagear pessoas que prestaram ou prestam serviços relevantes ao Poder Judiciário de Minas Gerais, além de homenagear o próprio desembargador Hélio Costa.

Patrono:
O desembargador Hélio Costa foi presidente do TJMG (1980/1981), corregedor-geral de justiça (1976/1977) e ocupou outros cargos importantes na magistratura e na sociedade.

Agraciados:
Pessoas que se destacaram por serviços prestados ao Judiciário em Minas Gerais.

Com a escolha deste ano, o ex-prefeito Geraldo Donizete de Lima se junta a uma lista de personalidades locais que se destacaram pela cooperação com a Justiça. A solenidade de entrega promete reunir autoridades e lideranças de Itaguara para celebrar a contribuição do homenageado à vida pública da cidade.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo.
Botão Voltar ao topo