Foton projeta dobrar produção no Brasil até o fim de 2026
Montadora chinesa planeja montar 3,6 mil unidades anuais e chegar a 100 concessionárias no País

Da redação
A Foton apresentou durante a Conferência Global de Parceiros 2026, em Pequim (China), uma nova plataforma para caminhões pesados, leves e vans movidos a energia limpa e sustentável. Parte da estratégia global da marca até 2030, a nova matriz de produtos incorpora modelos convencionais, híbridos, elétricos, a gás natural e até movidos a hidrogênio.
Entre as novidades, a marca apresentou caminhões pesados da linha Galaxus. Os modelos são montados sobre a plataforma, que leva o mesmo nome e que permite adequação para mais de 90 tecnologias desenvolvidas pela Foton. O sistema elétrico é um deles e atinge até 97,5% de eficiência energética, segundo a própria fabricante.

O trio Galaxus R9, R5 e D3 foram os modelos apresentados pela Foton dentro dessa plataforma. A marca defende que o sistema tem validade para mais de 2 milhões de quilômetros e suporta tecnologias de condução autônomas. A compatibilidade vai desde os sistemas parciais de nível L2 até os mais independentes e que fazem parte do nível L4.
No segmento de veículos leves totalmente elétricos, a Foton apresentou a plataforma elétrica Daystar. Pensada para o ambiente urbano, a tecnologia incorpora arquitetura de alta voltagem de até 800 V, controladores de silício-carbono e motores com resfriamento a óleo. Com a novidade, a marca promete uma melhora de cerca de 20% na eficiência energética. Os modelos desta plataforma tem cabine inspirada em carros de passeio, bom espaço interno, degrau ultrabaixo e conectividade sem fio.
Assim como os Daystar, a terceira linha de modelos chamados de Wonder Plus também é pensada para os centros urbanos e trabalhos de última milha. Os caminhões de pequeno porte tem capacidade de carga incrementada, chassi reforçado com aço de alta resistência, suspensão duplo braço e carroceria extensa de até 3,8 metros de comprimento.

Por último, a Foton apresentou uma linha de vans elétricas. A plataforma base dos modelos chamada de Cavan C1 foi anunciada como a primeira desse tipo já feita pela marca. O lançamento acomoda as baterias de alta segurança feitas pela própria fabricante e promete modelos com até 93,5% de eficiência energética. Os modelos também suportam cargas ultrarrápidas. Nessa condição de recarga, o modelo C1 revelado pode rodar 100 km com apenas 10 minutos plugado à tomada. “Essas características reforçam a ambição da Foton de oferecer soluções adaptadas tanto à logística urbana como a operações de ‘última milha’“, avaliou a própria companhia em comunicado.
