Com o objetivo de promover a inclusão digital, ônibus escolar desativado foi equipado com TVs, computadores e acesso à internet
Da redação
A Prefeitura de Igarapé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está levando tecnologia, inclusão digital e inovação para os alunos da rede municipal com o Projeto E-DUCA. O projeto consiste na reestruturação de um antigo ônibus escolar, transformando-o em um laboratório itinerante de informática.
O antigo ônibus integrava a frota do Programa Caminho da Escola, porém, com a vida útil avançada para o transporte de alunos, por recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, o veículo foi retirado de rota e adaptado para levar tecnologia e conhecimento às escolas, tornando-se um verdadeiro centro de inovação sobre rodas.
˃˃Receba notícias no seu WhatsApp˂˂
Para garantir o acesso dos alunos ao mundo digital, o ônibus está equipado com 13 computadores e uma TV interna, proporcionando uma sala de informática completa; 2 TVs externas, perfeitas para atividades interativas com videogames sob um toldo de 3 metros; 8 baterias alimentadas por placas solares que garantem até 6 horas de autonomia; conexão com um roteador de internet via rádio para acesso à rede em qualquer lugar; 2 climatizadores à base de água, 6 ventiladores, e uma estação adaptada para cadeirantes; e um cabo de energia de 50 metros para conexão à rede elétrica da escola, quando necessário.
O projeto E-DUCA é destinado ao uso dos alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de transformar o ônibus em uma estação de informática itinerante. Além disso, o veículo também poderá ser utilizado em eventos e ações da Secretaria de Educação para promover a inclusão digital.