Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

Lula lança Programa Gás do Povo em Belo Horizonte para beneficiar 15,5 milhões de famílias

Nova política pública oferece botijão de gás gratuito, amplia acesso e combate pobreza energética com impacto social e ambiental positivo

Reprodução
Luciano Meira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira (4), no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), o Programa Gás do Povo, uma política pública que garante o fornecimento gratuito do botijão de gás de cozinha (GLP) para 15,5 milhões de famílias brasileiras, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. A cerimônia contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) e o prefeito de Belo Horizonte Álvaro Damião (União) entre outras autoridades.

O Programa Gás do Povo substitui e amplia o alcance do antigo Auxílio Gás, triplicando o número de beneficiados. Diferentemente do benefício em dinheiro, as famílias contempladas poderão retirar o botijão diretamente nas revendedoras credenciadas pelo governo, o que aumenta a transparência, o controle e a eficiência da política pública. Para 2025, o governo estima um investimento de R$ 3,57 bilhões no programa, que saltará para R$ 5,1 bilhões no próximo ano.A iniciativa tem como foco a dignidade das famílias de baixa renda, ampliando o acesso ao cozimento limpo e seguro. A medida combate a pobreza energética e protege a saúde pública, especialmente de mulheres e crianças, ao reduzir a dependência da lenha, álcool e outros materiais inflamáveis e tóxicos usados para cozinhar. Segundo o Ministério de Minas e Energia, cerca de 12 milhões de lares ainda utilizam lenha combinada ao gás, o que contribui para problemas respiratórios e pressiona o Sistema Único de Saúde (SUS).

Além do impacto social, o programa tem um efeito positivo no mercado de gás GLP. O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) projeta um aumento de 7,5% na demanda, o equivalente a 30 milhões de cargas adicionais por ano. O setor, que atualmente comercializa 400 milhões de botijões anualmente, está preparado para esse crescimento e planeja investimentos para ampliar a capacidade de atendimento.

A abrangência regional do programa também merece destaque: o Nordeste concentra o maior número de beneficiados, com mais de 7,1 milhões de famílias atendidas, seguido pelo Sudeste (4,4 milhões), Norte (2,1 milhões), Sul (1,1 milhão) e Centro-Oeste (889 mil). Em Minas Gerais, o impacto será expressivo – 1,2 milhão de famílias serão contempladas, incluindo quase 100 mil em Belo Horizonte e 33 mil em Contagem.

O ministro Alexandre Silveira ressaltou que o Gás do Povo integra a agenda global de transição energética justa e inclusiva, alinhada a compromissos internacionais do Brasil, como o G20, BRICS e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “É um dos programas sociais mais importantes e completos do nosso governo, cuidando diretamente das pessoas, trazendo alívio no orçamento e promovendo saúde”, afirmou.

Em resumo, o lançamento do Programa Gás do Povo em Belo Horizonte marca uma importante etapa para garantir o direito básico ao acesso ao gás de cozinha, promovendo inclusão social, saúde pública e desenvolvimento sustentável no Brasil.

Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo