Maria do Carmo Lara é nomeada Superintendente do Iphan em Minas Gerais
Ex-prefeita de Betim assume comando do órgão federal de patrimônio histórico no estado

Luciano Meira
A ex-prefeita de Betim e ex-deputada federal, Maria do Carmo Lara (PT), foi nomeada para o cargo de superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais. A nomeação foi oficializada por ato da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e publicada no Diário Oficial da União.
Maria do Carmo Lara, que já havia exercido mandatos na prefeitura de Betim — um dos mais importantes municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte — também representou Minas Gerais na Câmara Federal entre 2003 e 2011. Com trajetória política marcada pela atuação em pautas sociais e pela defesa do patrimônio público, ela chega agora ao Iphan com o desafio de liderar uma das principais autarquias federais ligadas à preservação e à promoção do patrimônio histórico e cultural do estado.Recentemente, a nova superintendente esteve à frente da Diretoria Financeira dos Correios, função que deixou em fevereiro deste ano. Antes da nomeação, Maria do Carmo reforçou, em entrevistas, o compromisso com a valorização da memória histórica mineira e com a ampliação dos mecanismos de proteção cultural.
O anúncio ocorreu em meio ao processo de recomposição das equipes do governo federal em órgãos estratégicos do setor cultural, marcando também o retorno de um quadro ligado ao Partido dos Trabalhadores (PT) ao comando do Iphan-MG. Segundo informações, a indicação contou com articulação política e respaldo de lideranças do partido para a escolha do nome.
A posse de Maria do Carmo Lara é vista nos bastidores como parte da estratégia para fortalecer a atuação do Iphan no estado, contemplando demandas históricas de preservação e novos desafios em áreas urbanas e rurais.
Maria do Carmo Lara foi prefeita de Betim por dois mandatos (1993-1996 e 2009-2012), foi deputada federal de 2003 a 2011, agora comanda o Iphan-MG, principal instituição de proteção ao patrimônio histórico no estado.