Merenda escolar em Itaguara valoriza agricultura familiar e promove hábitos alimentares saudáveis
Mais de 1,6 mil refeições são servidas diariamente nas escolas municipais; 70% dos alimentos vêm de produtores locais

Luciano Meira
A alimentação escolar em Itaguara, município de cerca de 13 mil habitantes localizado na região Central de Minas Gerais, é um exemplo de política pública que alia nutrição, sustentabilidade e desenvolvimento local. Diariamente, cerca de 1.679 refeições são servidas nas unidades da rede municipal de ensino, dentro das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que garante o direito a refeições saudáveis e equilibradas a todos os estudantes da educação básica pública.
A merenda é elaborada por nutricionista, que planeja cardápios de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária e respeitam a cultura alimentar local. As refeições incluem arroz, feijão, carne, legumes e hortaliças, além da oferta de frutas no mínimo três vezes por semana. Nos turnos da tarde, há ainda entre uma e duas opções de lanches semanais contendo carne e vegetais, como sanduíches com molho ou tortas salgadas, além de preparações típicas e caseiras, como bolos, roscas, biscoitos de polvilho e mingaus, sempre acompanhados de suco e/ou fruta.
Mais de 70% dos recursos do PNAE em Itaguara são investidos na compra de produtos oriundos da agricultura familiar. Essa política estimula o desenvolvimento econômico da região, valoriza os agricultores e assegura o fornecimento de alimentos frescos e de qualidade. O programa contribui ainda para a preservação da cultura alimentar mineira, incorporando ingredientes e receitas tradicionais do interior.

O impacto da merenda vai além do prato. Especialistas em nutrição infantil apontam que a alimentação escolar tem papel fundamental na formação de hábitos alimentares saudáveis, principalmente nesta fase da vida em que o paladar e os costumes alimentares estão sendo construídos. Além disso, muitas crianças têm na merenda escolar a principal ou única refeição equilibrada do dia, o que reforça a importância do programa para o combate à insegurança alimentar.
A Secretaria Municipal de Educação reforça também a importância da parceria com as famílias, orientando os pais a evitarem o envio de lanches industrializados nas mochilas das crianças. A ideia é que o trabalho desenvolvido nas escolas — baseado em alimentos naturais e nutritivos — tenha continuidade em casa, fortalecendo uma cultura de saúde e bem-estar entre os alunos.
Segundo a Secretária de Municipal de Educação, Lucíola Andrade, “com uma rede devidamente estruturada, o município de Itaguara traduz em prática os princípios do PNAE, unindo educação, saúde e desenvolvimento sustentável por meio da alimentação”.
