Ministério da Saúde amplia cirurgias do SUS com mobilização em Minas Gerais
Programa mobiliza hospitais públicos e privados para reduzir filas de cirurgias e exames especializados em 20 estados

Luciano Meira
O Ministério da Saúde iniciou uma mobilização nacional para ampliar a oferta de cirurgias e exames especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação ocorre entre os dias 22 e 28 de junho em 20 estados e envolve 46 unidades hospitalares. Em Minas Gerais, nove hospitais privados participam da iniciativa.
A estratégia integra o programa Agora Tem Especialistas, criado para reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam atendimento na fila de regulação do SUS. A iniciativa combina a reativação de salas cirúrgicas ociosas em hospitais públicos com a contratação de serviços da rede privada.
Durante a mobilização, o Ministério da Saúde estima a realização de aproximadamente 16 mil procedimentos especializados em todo o país. Desse total, cerca de 2,3 mil serão executados por hospitais privados que aderiram ao programa mediante compensação de créditos tributários federais. Os demais procedimentos ocorrerão em unidades públicas que tiveram salas cirúrgicas reativadas com reforço de equipes, equipamentos e insumos.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a mobilização busca utilizar toda a capacidade instalada do sistema de saúde para ampliar o acesso da população ao atendimento especializado e reduzir as filas do SUS.
Em Minas Gerais, a previsão é realizar cerca de 300 procedimentos adicionais ao longo da semana. Entre eles estão cirurgias oncológicas, bariátricas, cardíacas e de catarata, além de exames para investigação de diferentes tipos de câncer.
Participam da ação a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e a Associação Mário Penna, em Belo Horizonte; a Associação São Vicente de Paulo, em João Monlevade; a Fundação Geraldo Corrêa, em Divinópolis; a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Iturama; a Irmandade do Hospital da Santa Casa, em Poços de Caldas; a Associação de Assistência Social da Santa Casa de Misericórdia, em Araxá; a Associação de Caridade Nossa Senhora do Carmo, em Guanhães; e o Hospital Evandro Ribeiro, em Juiz de Fora.
Além de Minas Gerais, participam da mobilização Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
De acordo com o Ministério da Saúde, a mobilização utiliza, pela primeira vez, duas frentes de atuação simultâneas do programa: o atendimento de pacientes do SUS em hospitais privados credenciados e a reativação de estruturas públicas que estavam sem funcionamento por falta de profissionais, equipamentos ou insumos.
A pasta informa que ações-piloto realizadas anteriormente em municípios do Amazonas, Rio Grande do Sul e Pará somaram mais de 10 mil cirurgias e atendimentos especializados. Segundo o ministério, a experiência serviu de base para a expansão da estratégia em âmbito nacional.
O programa Agora Tem Especialistas também prevê outras medidas para ampliar o acesso à atenção especializada, como a contratação de médicos especialistas, ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, atendimento itinerante por unidades móveis e expansão da oferta de consultas, exames e cirurgias na rede pública e conveniada.


