Nova pesquisa Quaest mostra Lula liderando em todos os cenários da eleição presidencial de 2026

Petista supera adversários no primeiro e segundo turnos, consolidando favoritismo para reeleição

Presidente Lula (PT) – Foto: Ricardo Stuckert/PR
Luciano Meira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com folga todos os cenários da disputa pela Presidência em 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (9). O levantamento, realizado entre os dias 2 e 5 de outubro, ouviu 2.004 brasileiros e aponta que Lula teria entre 35% e 43% das intenções de voto no primeiro turno, superando adversários como Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Michelle Bolsonaro (PL). Nos cenários de segundo turno, o petista amplia sua vantagem e venceria todos os oponentes testados — inclusive em simulações contra figuras tradicionais e governadores da direita nacional.

Cenários do primeiro turno

A pesquisa Quaest simulou diversos cenários para o primeiro turno, e em todos Lula aparece à frente com larga vantagem. O segundo colocado, Jair Bolsonaro, registra índices bem inferiores, enquanto a oposição apresenta alta fragmentação. Confira os números de intenção de voto:

CandidatoVotos (%)
Lula (PT)43
Jair Bolsonaro (PL)26
Tarcísio de Freitas (Republicanos)8
Michelle Bolsonaro (PL)6
Ciro Gomes (PDT)6
Ratinho Jr. (PSD)3
Romeu Zema (Novo)2
Eduardo Leite (PSD)2
Ronaldo Caiado (União)2
Eduardo Bolsonaro (PL)1

Cenários do segundo turno

Nos embates de segundo turno simulados pela Quaest, Lula vence todos os adversários com diferenças que variam de 9 até 23 pontos percentuais. O cenário mais disputado é contra Ciro Gomes (PDT), no qual Lula mantém vantagem de 9 pontos. Veja como ficam os cenários:

CenárioLula (%)Adversário (%)
Lula x Bolsonaro4636
Lula x Tarcísio4735
Lula x Michelle4634
Lula x Ciro4132
Lula x Ratinho Jr.4532
Lula x Zema4530
Lula x Caiado4530
Lula x Eduardo Bolsonaro4530
Lula x Eduardo Leite4320

Contexto e confiança

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa aponta que o presidente Lula não apenas lidera, como amplia a diferença sobre os principais nomes de oposição, que até o momento não conseguiram apresentar viabilidade eleitoral competitiva. O resultado reflete o atual cenário de fragmentação das forças oposicionistas e consolida o favoritismo do petista para o pleito do próximo ano.A rejeição mais alta é registrada por Eduardo Bolsonaro, com 68% dos entrevistados afirmando que “conhece e não votaria” no deputado federal, seguido de Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Michelle Bolsonaro. Já Lula mantém o maior índice de intenção de voto espontânea e aparece como opção preferencial para os eleitores mesmo entre indecisos.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo.
Botão Voltar ao topo