“O Agente Secreto” conquista três indicações históricas ao Globo de Ouro
Filme de Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura no protagonismo, disputa Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Drama; produção brasileira segue como forte candidata ao Oscar 2026

Luciano Meira
O longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, recebeu três indicações ao Globo de Ouro 2026, anunciadas nesta segunda-feira (8), marcando a primeira vez que um filme nacional concorre em Melhor Filme de Drama. A produção, ambientada na ditadura militar dos anos 1970 e que narra o retorno arriscado de um professor exilado ao Recife para reencontrar o filho, também disputa Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama para Moura, ao lado de nomes como Dwayne Johnson e Michael B. Jordan. A cerimônia ocorre em 11 de janeiro de 2026, com o filme já premiado em Cannes, Nova York e Los Angeles.
Trajetória internacional
Estreado no Festival de Cannes com prêmios de Melhor Direção para Mendonça Filho e Melhor Ator para Moura, “O Agente Secreto” foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema em setembro para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2026, superando concorrentes como “Manas” em debate acalorado nas redes. Recentemente, o filme venceu como Melhor Filme Internacional pelo New York Film Critics Circle e ficou em segundo no Círculo de Críticos de Los Angeles, reforçando previsões de indicação ao Oscar segundo a “Variety” e Gold Derby. Especialistas veem chances reais de vaga na shortlist de 16 de dezembro e disputa final em março.
Indicações e concorrentes principais
Na categoria Melhor Filme de Drama, o brasileiro enfrenta “Frankenstein”, “Hamnet” e “Pecadores”, enquanto em Língua Não Inglesa compete com produções globais de prestígio. Wagner Moura disputa com Joel Edgerton (“Train Dreams”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Sinners”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Deliver Me From Nowhere”). O elenco inclui Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e Isabél Zuaa, com o filme que estreou no Brasil em novembro após circuito internacional vitorioso.
