“O Agente Secreto” ganha nos EUA prêmio de melhor filme estrangeiro

Filme de Kleber Mendonça Filho vence no Critics Choice Awards 2026 e se consolida como forte concorrente ao Oscar, com Wagner Moura indicado como melhor ator

Divulgação
Luciano Meira

O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, conquistou na noite de domingo (4) o prêmio de melhor filme em língua estrangeira no Critics Choice Awards 2026, realizado nos Estados Unidos, ao superar concorrentes como “Foi Apenas um Acidente” (França), “A Garota Canhota” (Taiwan), “Belén” (Argentina), “Sirat” (Espanha) e “No Other Choice” (Coreia do Sul). A vitória marca a primeira vez que uma produção nacional leva a estatueta nessa categoria desde a criação da premiação, fortalecendo as chances do longa no Globo de Ouro, no próximo dia 11, e no Oscar 2026.

Sinopse e recepção crítica

Ambientado em Recife em 1977, durante a ditadura militar, o thriller político acompanha Marcelo (Wagner Moura), um agente foragido envolvido em conspirações.Estreou em Cannes 2025 com 15 minutos de aplausos e levou quatro prêmios, incluindo melhor direção e melhor ator para Moura, além de honrarias da crítica.

Outros prêmios recentes

Venceu como melhor filme internacional na National Society of Film Critics (NSFC) e integrou o Top 5 internacionais do National Board of Review (NBR).

Wagner Moura ficou em segundo como melhor ator na NSFC e foi indicado em múltiplas categorias no Critics Choice, perdendo para Timothée Chalamet em “Marty Supreme”.

Caminho para o Oscar

Indicado ao Globo de Ouro em melhor filme de língua não-inglesa, melhor filme de drama e melhor ator para Moura, com cerimônia em 11 de janeiro.

Pré-indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme internacional e melhor elenco, com favoritismo crescente segundo a imprensa americana, como a Variety.

Impacto para o cinema brasileiro

A trajetória de “O Agente Secreto” reforça o cinema nacional na cena global, após sucessos como “Ainda Estou Aqui”, e destaca Kleber Mendonça Filho como um dos diretores mais premiados, com elogios à fotografia, roteiro e atuação de Moura. O longa segue em cartaz nos cinemas brasileiros e impulsiona debates sobre cinema autoral em premiações internacionais.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do O Metropolitano. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo