PF investiga ex-ministro Gilson Machado, por tentativa de obtenção de passaporte português para Mauro Cid

Ex-ministro do Turismo Gilson Machado, do governo Jair Bolsonaro Foto: Reprodução Redes Sociais
Luciano Meira

A Polícia Federal abriu investigação para apurar a conduta do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, do governo Jair Bolsonaro, suspeito de tentar viabilizar a emissão de um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente. O objetivo seria facilitar uma eventual saída de Cid do Brasil em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado, atualmente em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).O pedido de abertura de inquérito partiu da Procuradoria-Geral da República (PGR), que atendeu a uma solicitação feita pela PF em maio deste ano. As autoridades interpretam a suposta atuação de Gilson Machado como uma possível tentativa de obstrução de Justiça, já que Mauro Cid é peça-chave nas investigações e firmou acordo de colaboração premiada, revelando detalhes sobre a suposta trama golpista envolvendo militares e aliados do ex-presidente.

Segundo informações, Machado teria buscado meios para conseguir o passaporte europeu para Cid, o que poderia facilitar sua fuga do país e dificultar o andamento das investigações. Até o momento, o ex-ministro não se pronunciou publicamente sobre o caso.

A investigação sobre Gilson Machado ocorre em paralelo aos depoimentos de réus no STF e amplia o cerco sobre aliados do ex-presidente Bolsonaro, atingindo figuras centrais do antigo governo. O caso segue sob sigilo e novas diligências devem ser realizadas para apurar a extensão do envolvimento de Machado e possíveis conexões com outros investigados.

Botão Voltar ao topo