Pilha de rejeitos desmorona em mina no interior de MG

Ouça esta notícia

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência não teve vítimas

Da redação

Uma pilha de rejeitos desmoronou dentro da Mina de Turmalina, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais, na manhã deste sábado (7). Trabalhadores precisaram ser evacuados da mina devido à ocorrência. Veja o vídeo no final da matéria.

Segundo a Polícia Militar, a gerente geral da empresa contou aos militares que, durante uma inspeção feita nesta manhã, foi detectada uma rachadura de um possível rompimento da mina. De imediato, foi acionado o plano de segurança, isolando o local e evacuando os funcionários.

˃˃Receba notícias no seu WhatsApp˂˂

Por volta das 9h30, a pilha de rejeitos rompeu, e ocorreu o deslizamento. Não havia ninguém no local e os rejeitos atingiram somente uma oficina. Funcionários da segurança do local foram até o povoado de Casquilho, próximo à mina, para orientar moradores. Há a possibilidade de que outros deslizamentos ocorram.

A Defesa Civil estadual informou que está com uma equipe no local. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Ambiental também foram acionados. Será necessária a presença da perícia no local.

Equipes do Ministério Público de Minas Gerais já estão no local, segundo o promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (Caoma). “As equipes do MPMG, ANM e Semad estão no local para vistoria. As informações iniciais nos tranquilizam no sentido de que não houve vítimas e que se tratou de um deslizamento da pilha e não houve alterações na barragem de rejeitos. O MP está de plantão e atuando de maneira incondicional para garantir a segurança dos mineiros”, afirmou.

A mina era pertencente à Jaguar Mining, que informou que “tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios” sobre a anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Leia a nota na íntegra:

“A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (7), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local. Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis.”

Clique aqui para ver o vídeo