Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

Prefeito de Itaguara participa de conferência que reforça integração metropolitana em Minas

Encontro promovido pelo Governo de Minas debate cooperação entre os 50 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Colar Metropolitano

Prefeito Luan (PL) – Foto: ASCOM/PMI
Luciano Meira

Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Com o tema “Conectar pessoas, integrar cidades, transformar vidas”, o encontro discutiu medidas e soluções conjuntas para aprimorar políticas públicas e melhorar a qualidade de vida nos 34 municípios da RMBH e nos 16 do Colar Metropolitano.

Realizada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), a conferência é um dos principais instrumentos de participação social previstos em lei. O objetivo é fortalecer a governança interfederativa e ampliar a cooperação entre Estado e prefeituras para o desenvolvimento regional integrado.A presidente da Agência RMBH, Ilce Rocha, destacou o papel do encontro na construção conjunta de soluções. “A presença de autoridades, prefeitos e prefeitas mostra o compromisso dos municípios com temas que moldam o futuro da RMBH. A governança metropolitana se faz com proximidade e diálogo, e a conferência cumpre esse papel”, afirmou.

Entre os participantes esteve o prefeito de Itaguara, Luan (PL), que reforçou a importância da participação dos municípios menores na formulação de políticas regionais. “Itaguara integra um território estratégico e precisa estar inserida nos debates e nas decisões que definem os rumos da Região Metropolitana. Eventos como este fortalecem o diálogo e permitem que as demandas locais tenham voz nas grandes discussões”, declarou o prefeito.

Representantes de secretarias estaduais também participaram do evento. A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Costa, e o secretário-adjunto de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Calixto, destacaram o valor da integração regional e da busca por soluções conjuntas para desafios urbanos e sociais. Segundo eles, transformar o diálogo em ações concretas é o desafio central da gestão metropolitana.

A conferência, que marca os 16 anos da Agência RMBH, promoveu a troca de experiências entre municípios, a identificação de desafios comuns e a construção de propostas para melhorar o planejamento territorial e fortalecer a entrega de serviços públicos. Durante a programação, houve a entrega do Selo de Integração Metropolitana (SIM) 2025, reconhecimento concedido a municípios com boas práticas de gestão compartilhada.

O evento também contou com mesas temáticas e uma palestra magna do arquiteto e urbanista Cid Blanco Jr., consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apresentou tendências globais de planejamento urbano e soluções inovadoras para as metrópoles contemporâneas. Ao longo do dia, foram eleitos os novos representantes municipais e da sociedade civil que integrarão o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano (CDDM) no próximo biênio.

Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo