Prefeitos mineiros participam de missão técnica na China em busca de inovação e parcerias comerciais
Jovem prefeito de Itaguara, Luan Brenner, participa da LAC China Business Summit com recursos próprios e busca modernização na gestão municipal

Luciano Meira
Em missão internacional organizada pela AMMECO (Associação dos Municípios do Médio Centro Oeste de Minas Gerais), os prefeitos de Itaguara, Piedade dos Gerais, Piracema e Mateus Leme estão na China participando da LAC China Business Summit, evento que ocorre em Zhengzhou, província de Henan, nos dias 3 e 4 de novembro de 2025. A cúpula, iniciada em 2007 pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), é a principal plataforma institucional da China para fomentar a cooperação econômica e comercial com países da América Latina e Caribe (LAC), reunindo líderes governamentais, empresariais e representantes de organizações de ambos os continentes para discussão de tendências, políticas e parcerias em comércio, investimentos e inovação.
O prefeito de Itaguara, Luan Brenner (PL), jovem engenheiro civil, viajou com despesas custeadas por recursos próprios e tem participado ativamente das agendas, até então focadas principalmente nas áreas de saúde conforme o primeiro dia de atividades que incluiu discussões sobre inovação, tecnologia e novos protocolos médicos. A iniciativa da AMMECO visa fortalecer o intercâmbio internacional e promover melhorias concretas na qualidade de vida dos municípios mineiros, com especial atenção à saúde pública. O presidente da associação e prefeito de Piedade dos Gerais, Daniel Maurício Reis, lidera a missão técnica que também conta com os prefeitos Wesley Diniz, Lim (Piracema) e Andresa (Mário Campos). As experiências e contatos que buscam são um investimento estratégico para as administrações locais, que almejam incorporar tecnologias e práticas inovadoras para aprimorar os serviços oferecidos à população.
Luan Brenner destaca que sua participação no evento faz parte não só do compromisso em trazer alternativas para o desenvolvimento de Itaguara, mas também de sua busca por aperfeiçoamento pessoal e profissional, o que considera fundamental para uma gestão pública moderna e eficiente. A transparência quanto ao financiamento da viagem afasta dúvidas sobre o uso de recursos municipais, reforçando que a iniciativa é um movimento pessoal e um esforço para potencializar resultados positivos para a cidade.
Essa missão demonstra o empenho de prefeitos jovens e comprometidos com a inovação, que acreditam no diálogo global e na troca de conhecimento como ferramentas para transformar pequenos municípios em referências administrativas e de qualidade de vida. Ao investir em conhecimento e em parcerias internacionais, Luan e seus colegas buscam criar um futuro mais próspero e saudável para suas comunidades.
O evento que está acontecendo na cidade de Zhengzhou, ainda estão previstos debates aprofundados sobre o papel da inovação tecnológica na transformação econômica, a transição energética global, as oportunidades de mercado para pequenas e médias empresas, além de estratégias de sustentabilidade e cooperação em cidades inteligentes. Os participantes também discutirão tendências em inteligência artificial, energias renováveis, agronegócio e negócios sustentáveis, buscando explorar novas frentes para ampliar a parceria estratégica entre China e América Latina
