Serasa vai ‘limpar nome’ em tempo real a partir de fevereiro

Atualização da situação financeira do consumidor está sendo considerada pela empresa, a “nova era” do crédito na economia brasileira

Da redação

A partir de fevereiro os cerca de 70 milhões de endividados do País poderão contar com uma nova tecnologia da Serasa, empresa de soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, que promete transformar o mercado de crédito do País: a retirada do nome do cadastro negativo instantaneamente.

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Atualmente, o processo de ‘limpar’ o nome dos brasileiros e a atualização do score de crédito, ou seja, a pontuação que revela a saúde financeira do consumidor, têm duração média de nove dias. Com a novidade, a empresa promete a “limpeza” do nome do consumidor em tempo real.

A atualização da situação financeira do consumidor está sendo considerada pela empresa, a “nova era” do crédito na economia brasileira. De acordo com o diretor de Serviços de Crédito da Serasa Experian, Giresse Contini, é uma demanda antiga dos consumidores que será resolvida. “O Pix ensinou ao brasileiro que as coisas podem e devem ser instantâneas”, considera Contini.

Os novos recursos estarão disponíveis apenas para quem realizar o pagamento da dívida pelo aplicativo da Serasa e via Pix. “É a visão do agora. Com o Pix, a Serasa passa a ter acesso a uma informação que dependia das credoras e, com isso, conseguimos dar baixa instantânea da negativação com atualização em tempo real do score”, afirma.

Ainda de acordo com Contini, a solução não gera custo para os consumidores. Quem remunera a empresa são os credores. “Estamos oferecendo uma experiência melhor para nossos clientes. Ganhamos em eficiência operacional e proporcionamos mais satisfação ao consumidor. Na prática, significa ter mais acordos gerados e que serão pagos”, avalia.

Hoje, o aplicativo da Serasa possui 93 milhões de usuários cadastrados e cerca de 23 milhões de acessos anuais. Pelo app são feitas atualmente cerca de 3,7 milhões de negociações de dívidas por mês para ‘limpar o nome’ do consumidor por meio do aplicativo.

O app é um dos top 5 de acesso no mercado financeiro nacional. Além disso, os canais da Serasa somam mais de 1 milhão de atendimentos por mês e foi para atender a demanda deste público que a Serasa desenvolveu a solução.

Serasa estima impactos econômicos com ‘nome limpo’

Além disso, a medida também proporcionará um impacto positivo na economia, conforme explicou o economista do Serasa, Luiz Rabi. “A nova ferramenta de ‘limpar nome’ permite um potencial de injeção na economia de até R$ 13 bilhões, valor equivalente ao que foi movimentado no último Dia das Mães”, projeta.

De acordo com ele, a iniciativa evita a perda de efetivação de negócios no comércio, já que agiliza a possibilidade da pessoa que estava negativada e que regularizou a situação voltando a ficar com o nome limpo na Serasa, voltar para o mercado de crédito.

O economista afirma também que o impacto será maior para aqueles que pertencem às classes média e baixa. “Se pegarmos todas as pessoas que estão renegociando suas dívidas, calcularmos a renda média delas e o quanto elas podem absorver em novos créditos, temos um impacto de cerca de R$ 13 bilhões”, estima.

Rabi destaca ainda que o recurso trará um impacto positivo no mercado de crédito como um todo, movimentando cadeias produtivas além do varejo, como os setores de logística e transporte.