Sisu 2026 abre hoje (19), inscrições para 274 mil vagas em universidades públicas

Candidatos podem utilizar a melhor nota entre as três últimas edições do Enem; prazo termina nesta sexta-feira

Pexels
Luciano Meira

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. O programa é a principal porta de entrada para o ensino superior público no Brasil, utilizando o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Nesta edição, são ofertadas 274,8 mil vagas em 136 instituições de todo o país.A principal novidade para este ano é a flexibilidade no uso das notas. O candidato pode concorrer utilizando o seu melhor desempenho entre as edições de 2023, 2024 ou 2025 do Enem. O sistema selecionará automaticamente o ano que resultar na maior média ponderada para o curso escolhido, desde que o participante tenha concluído o ensino médio e não tenha zerado a prova de redação.

Como funciona a inscrição

O processo é realizado exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até as 23h59 de sexta-feira (23). Para acessar o sistema, é necessário utilizar o login unificado “gov.br”. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência e a modalidade de concorrência (ampla concorrência ou sistema de cotas).

Uma vez por dia, o Sisu atualiza as notas de corte, que correspondem à pontuação mínima para estar entre os selecionados em cada curso. Os candidatos podem alterar suas opções livremente durante todo o período de inscrição, valendo apenas a última escolha registrada no sistema.

Cronograma do Sisu 2026

Inscrições: de 19 a 23 de janeiro
Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
Matrículas dos aprovados: A partir de 2 de fevereiro
Lista de espera (manifestação de interesse): de 29 de janeiro a 2 de fevereiro

Regras de cotas

O sistema de classificação segue as diretrizes da Lei de Cotas. Todos os candidatos, independentemente de terem direito a reservas, concorrem inicialmente às vagas de ampla concorrência. Somente se não atingirem a nota para essas vagas é que passam a disputar as oportunidades reservadas para estudantes de escolas públicas, com critérios de renda e recorte étnico-racial.

Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas opções na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. Esse procedimento deve ser feito diretamente no portal do Sisu dentro do prazo estabelecido. A convocação dos aprovados na lista de espera é feita pelas próprias universidades a partir de fevereiro.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do O Metropolitano. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo