Luciano Meira – Belo Horizonte
A possibilidade de comprar e vender veículos automotores por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT) já era uma realidade em quase todo o Brasil e agora também é em Minas Gerais.
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A partir desta quarta-feira (27) os condutores de veículos, pessoas físicas, e com Certificado de Registro de Veículo Eletrônico (CRV-e) emitido a partir de 2021, vão poder fazer a transferência de veículos pela Internet, sem necessidade de comparecer ao Cartório, a uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para concluir o processo.
A modernização foi anunciada nesta terça-feira (26) em evento na Cidade Administrativa, região norte de Belo Horizonte, com a presença de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais e Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, e do próprio governador Romeu Zema (NOVO).
Segundo a Superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito, Caroliny Aparecida Silva de Miranda, a modernização traz melhorias.
“Não tem mais nenhum deslocamento que precisa ser feito, tudo é feito à distância pelo celular ou pelo computador. Agilidade no processo, após a realização da vistoria, no máximo em cinco minutos o veículo está transferido, um processo que roda de forma automática e rápida pro cidadão, ele não tem que se deslocar nenhuma unidade para finalizar. Tem a questão também da disponibilidade do sistema, disponível 24 horas por dia, então o cidadão pode realizar o seu processo a qualquer horário, de qualquer distância. A economia é um outro ponto importante que a gente pode citar, que tá economia tanto para o estado quanto para o cidadão. Primeiro aí uma redução de custo com transporte, redução de custos com reconhecimento de firma em cartório, redução de custo com impressão de papel, xerox, o processo presencial exige vários documentos ali pra você conseguir transferir o veículo e no digital não é exigido nenhum documento. E também redução de mão de obra porque a gente consegue fazer um processo digital como equipe de retaguarda interna sem necessidade de tantos atendimentos presenciais. Temos um grande avanço aí com a integração dos sistemas, a gente conseguiu integrar todos os sistemas envolvidos”, disse.