Último adeus a Preta Gil reúne fãs, familiares e celebridades no Theatro Municipal do Rio

Centenas de pessoas prestam homenagens à cantora, símbolo do Carnaval carioca, em uma despedida marcada por emoção, música e homenagens de autoridades

Reprodução Redes Sociais
Luciano Meira

O velório de Preta Gil, realizado na manhã desta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, mobilizou uma multidão de fãs, amigos, familiares e figuras públicas que foram se despedir da cantora. Ícone da música brasileira e grande referência do Carnaval carioca, Preta morreu aos 50 anos no domingo (20), em Nova York, vítima de complicações de um câncer no intestino. O cortejo e as homenagens destacaram a importância da artista para a cultura do país e sua trajetória de resistência e representatividade.

Multidão toma a Cinelândia para último adeus

Desde as primeiras horas do dia, uma longa fila de fãs se formou em frente ao Theatro Municipal. Pessoas de todas as idades, muitas vestidas de branco, prepararam cartazes e entoaram músicas de Preta em clima de respeito e saudade. O velório é aberto ao público entre 9h e 13h, com organização especial da Prefeitura para facilitar o acesso e garantir a segurança da cerimônia. Dentro do saguão, uma grande imagem da cantora e coroas de flores — de familiares, escolas de samba, amigos e do presidente Lula, além da primeira-dama Janja e da ministra da Cultura, Margareth Menezes — compuseram a atmosfera de despedida.Presença de familiares, amigos e autoridades

O filho da cantora, Francisco Gil, chegou acompanhado da namorada e prestou sua homenagem emocionada junto ao caixão. Celebridades como Thiaguinho, Malu Mader, Claudia Abreu, Péricles, Xanddy e Carla Perez estiveram presentes. O ambiente é marcado pela emoção e pela lembrança do legado de Preta Gil, que desde o início de sua carreira conquistou admiradores não só pela música, mas também pelo engajamento em causas sociais e pela defesa da alegria e da diversidade.

Cortejo e cerimônia de cremação

Após as homenagens públicas, um cortejo conduzido pelo Corpo de Bombeiros percorrerá o recém-batizado “Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil”, passando por ruas do centro do Rio em alusão à forte ligação de Preta com os megablocos. Por volta das 13h, o corpo será encaminhado ao Cemitério da Penitência, no Caju, onde parentes e amigos participarão de uma cerimônia reservada de cremação, conforme desejo manifestado pela própria artista.

Legado e homenagens

Preta Gil deixa como marca uma trajetória de força, luta pela representatividade e amor ao Carnaval. Sua despedida, marcada pelo encontro de diversos públicos, mostra o impacto que ela teve na música e na vida de tantos brasileiros. Mensagens de agradecimento e reconhecimento à trajetória da cantora foram destaque nas faixas e depoimentos dos fãs, muitos dos quais passaram a madrugada em filas para se despedirem de sua ídola.

Preta Gil foi celebrada em vida e, neste último adeus, reafirma seu status de estrela que seguirá iluminando a música e a luta por diversidade no país.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo.
Botão Voltar ao topo