Volkswagen ID. Buzz: Encara a responsabilidade de herdar o carisma da velha Kombi

Minivan elétrica ID. Buzz disponível no Brasil somente pelo programa de assinatura da Volkswagen

Divulgação
Da redação

Há três anos, em março de 2022, a Volkswagen apresentou mundialmente o seu maior lançamento para aquele ano, o ID. Buzz. Como uma homenagem à Kombi, não uma nova geração, o ID. Buzz reinterpreta o carismático utilitário da marca alemã, lançado em 1950, como uma minivan inteiramente elétrica. Produzido na Alemanha, o modelo chegou às concessionárias europeias ainda em 2022, nas versões de passageiros e de carga.Setenta unidades da configuração de passageiros desembarcaram em novembro de 2023 no Brasil, onde a própria Volkswagen se refere ao ID. Buzz como “Kombi elétrica”. Mas o ID. Buzz não foi colocado à venda no mercado nacional – é oferecido exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign&Drive. Apesar de já estar no país há mais de um ano, é uma raridade absoluta nas ruas brasileiras.

On-line ou nas concessionárias que aderiram ao projeto da marca, o VW Sign&Drive oferece o ID. Buzz somente na variante Pro, para cinco passageiros, na cor metálica Azul Starlight ou na tradicional “saia e blusa” Branco Candy & Amarelo Pomelo (a do modelo testado).Os preços atualmente partem de R$ 8.990 mensais – no final de 2023, a mensalidade mínima era de R$ 12.990. Os contratos têm duração de 24, 36 ou 48 meses e incluem serviços de manutenção, seguro, documentação, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador. Ao término do contrato de assinatura, o veículo é devolvido à fabricante.

Divulgação

O ID. Buzz é feito sobre a plataforma modular elétrica MEB, a mesma do utilitário esportivo ID.4, que também compartilha o motor elétrico com 170 kW de potência (204 cavalos) e 31.6 kgfm de torque, abastecido por uma bateria de 77 kWh, posicionado no eixo traseiro. Pelo PBEV do Inmetro, a autonomia é de 337 quilômetros. A potência de carregamento é de 170 kW em DC (carregador rápido) e de 11 kW em AC (carregador lento). O carregador AC reabastece totalmente em cerca de oito horas. No rápido DC, possível atingir 80% da carga em 38 minutos.

Assim como a Kombi original, o ID. Buzz é uma minivan – não tem a parte frontal ou a traseira salientes. Tem 4,71 metros de comprimento, 1,98 metro de largura (2,21 metros com os retrovisores), 1,91 metro de altura e 2,99 metros de distância de entre-eixos. Em relação à última Kombi produzida no Brasil, em 2013, o ID. Buzz é 21 centímetros mais comprido, 26 centímetros mais largo, 13 centímetros mais baixo e tem 59 centímetros a mais de entre-eixos. Por conta das baterias, a minivan elétrica pesa quase o dobro da original: são 2.475 quilos. Na antiga Kombi, a configuração com três fileiras inteiriças de bancos levava até nove pessoas – sem tanta civilidade, a quantidade de passageiros ia além disso. Mas o ID. Buzz veio para o Brasil apenas na configuração para cinco pessoas – na Europa, há uma versão com sete lugares.

Divulgação

Apesar das dimensões distintas entre os dois modelos, os designers criaram uma conexão direta do ID. Buzz com a primeira geração do comercial leve conhecido na Europa como T1 e que, no Brasil, foi renomeado como Kombi e produzido por 56 anos. O design combina um futurismo tecnológico explícito com detalhes “vintage” – sob alguns ângulos, mais parece um personagem de desenho animado. O perfil que remete a um “pão de forma”, a pintura em dois tons e o grande logotipo “VW” na frente reforçam o “Kombi style”. Os faróis IQ. Light Matrix não são redondos como os da “Corujinha” original, mas aparecem “conectados” com a assinatura noturna na grade frontal. Na lateral, as rodas de liga leve de 20 polegadas com design “Solna” têm aspecto dinâmico, enquanto os espelhos externos trazem luzes indicadoras de direção integradas. Os espelhos são eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis e trazem função “tilt down”. As maçanetas dianteiras têm iluminação e os vidros traseiros são escurecidos. Assim como os faróis, as lanternas 3D Led são interligadas e contam com função animação IQ.Light.

Divulgação

O ID. Buzz é equipado com recursos como frenagem autônoma de emergência (AEB), que traz a função de detecção de pedestres e ciclistas, e assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist). Há ainda sete airbags – sendo frontais, de cabeça, lateral e central –, sensor de fadiga, assistente de conversão na transversal (Turn Assist), assistente de condução ativa mantendo distância do veículo à frente e permanência na faixa (Travel Assist), ACC com stop&go, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração.

Botão Voltar ao topo