Minas Gerais em alerta: Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas até 24 de janeiro

Previsão indica volumes superiores a 200 milímetros em diversas regiões, com risco de alagamentos e transbordamentos

Reprodução
Luciano Meira

O Governo de Minas Gerais, por meio da Defesa Civil Estadual, emitiu um alerta para a ocorrência de chuvas volumosas e persistentes em todo o território mineiro. A previsão de instabilidade atmosférica começou a se concretizar neste sábado (17/1) e deve se estender até o próximo dia 24.O fenômeno é causado pela provável formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um sistema meteorológico que concentra umidade e provoca precipitações contínuas. Segundo o Centro de Inteligência em Defesa Civil (Cindec), o volume acumulado de água pode ultrapassar os 200 milímetros em algumas localidades. Para efeito de comparação, essa marca equivale à média histórica de chuva esperada para um mês inteiro em muitos municípios mineiros.

Riscos e prevenção

A saturação do solo e o grande volume de água elevam o risco de desastres naturais, como deslizamentos de terra em encostas e o transbordamento de rios e córregos. O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, explica que o cenário é propício para enxurradas rápidas, capazes de arrastar veículos e pedestres.

A orientação das autoridades é para que a população evite áreas de inundação e não tente atravessar ruas alagadas. Em caso de aparecimento de trincas nas paredes ou movimentações de terra próximo às residências, o morador deve sair imediatamente do imóvel e acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

Como receber alertas

Para auxiliar na prevenção, o governo mantém um serviço de alertas via SMS. O cidadão pode cadastrar seu celular enviando uma mensagem de texto com o número do CEP para o telefone 40199. O serviço é gratuito e envia notificações em tempo real sobre riscos meteorológicos na região consultada.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do O Metropolitano. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo