Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

Lula faz balanço positivo de 2025 em pronunciamento de Natal

Presidente destaca saída do Mapa da Fome, Bolsa Família e emprego recorde, mas aponta desafios como crime e tarifaço internacional

Presidente Lula – Foto: Ricardo Stuckert/PR
Luciano Meira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez pronunciamento em rede nacional na noite de 24 de dezembro, desejando boas festas e apresentando balanço das ações do governo em 2025, com a afirmação de que “o povo brasileiro é o grande vencedor”. No discurso de cerca de seis minutos, Lula celebrou avanços sociais e econômicos apesar de um ano difícil, contextualizando realizações como a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU, alcançada com retomada de programas como Bolsa Família e fortalecimento da agricultura familiar.Avanços sociais e econômicos

Lula destacou a isenção do Imposto de Renda para rendas até R$ 5 mil mensais a partir de 2026, medida que alivia orçamentos familiares e aquece a economia, além de programas como Pé-de-Meia, Gás do Povo, Luz do Povo e a retomada do Minha Casa, Minha Vida. O país encerra o ano com menor taxa de desemprego da história, recorde de empregos formais, aumento da renda média e inflação baixa, graças a investimentos em geração de vagas e valorização do salário mínimo acima da inflação.

Desafios para 2026

No campo da segurança, o presidente elogiou operações da Polícia Federal contra o crime organizado, que atingiram setores antes intocáveis, e anunciou esforço nacional contra a violência à mulher, envolvendo governo e sociedade. Lula também citou o “tarifaço” imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros, superado por diplomacia que abriu mais de 500 novos mercados e evitou demissões em massa.

Diplomacia e prestígio internacional

O Brasil recuperou respeito global, com sucesso da COP30 em Belém como símbolo de liderança ambiental e negociações que protegeram a soberania econômica. Lula defendeu fim da escala 6×1 sem perda salarial e combate a privilégios, reforçando que o foco segue na inclusão e prosperidade.

Mensagem final de otimismo

Ao encerrar, o presidente pediu que famílias reflitam sobre conquistas e tenham certeza de vitórias contínuas, desejando Natal e Ano Novo com paz e novas realizações para todas as brasileiras e brasileiros. O tom otimista reflete o fechamento de 2025 com indicadores positivos em meio a adversidades superadas.

Siga O Metropolitano nas Redes Sociais

Siga no Facebook       Siga no Instagram       Siga no WhatsApp

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. Lei nº 9610/98
Botão Voltar ao topo