Papa anuncia canonização de Carlo Acutis para 7 de setembro

O 'padroeiro da internet' será o 1º santo 'millennial' da Igreja

Carlo Acutis morreu de leucemia aos 15 anos de idade Foto: Reprodução Redes Sociais
Luciano Meira

O papa Leão XIV anunciou nesta sexta-feira (13) que o beato italiano Carlo Acutis, considerado o “padroeiro da internet”, será canonizado no próximo dia 7 de setembro, no Vaticano.

A nova data foi confirmada pelo pontífice americano durante um consistório público ordinário convocado para decidir sobre diversas causas de canonização.

Inicialmente, a cerimônia que tornaria Acutis o primeiro santo “millennial” da Igreja Católica estava marcada para 27 de abril, porém acabou adiada por conta da morte do papa Francisco, ocorrida seis dias antes.O italiano será canonizado ao lado de Pier Giorgio Frassati, filho de uma família da alta burguesia de Turim que dedicou a juventude a causas sociais e morreu repentinamente devido a uma meningite aos 24 anos de idade, em 1925.

A cerimônia de canonização de Frassati estava prevista para 3 de agosto, no Jubileu dos Adolescentes, mas Leão XIV decidiu alterar a data para 7 de setembro.

Acutis morreu em 2006, aos 15 anos de idade, vítima de uma leucemia fulminante, e se tornou um modelo de vida cristã para jovens no mundo todo após ter usado a web para difundir sua fé, o que lhe rendeu os apelidos de “padroeiro da internet” e “influenciador de Deus”.

Beatificado em outubro de 2020, ele será o primeiro santo “millennial” – geração nascida entre 1980 e 1995.

Seu corpo costuma ser mantido em exposição em um esquife de vidro em Assis, na Itália, trajado com jaqueta, calças jeans e tênis da Nike, em uma tentativa da Igreja de se conectar com a juventude.

O Vaticano atribui a Acutis dois supostos milagres: o primeiro, que abriu caminho para a beatificação, é a cura de uma grave doença pancreática em um menino brasileiro que havia tocado uma relíquia do italiano; o segundo, que permitirá a canonização, é a cura de uma jovem costarriquenha que estava à beira da morte depois de um acidente de bicicleta.

O Metropolitano

Jornalismo profissional e de qualidade. Seu portal de notícias da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e do Mundo.
Botão Voltar ao topo