Pepe Mujica em fase terminal de câncer está recebendo tratamento paliativo

Esposa do ex-presidente do Uruguai, afirma que cuidados servem para marido viver o fim da vida 'da melhor maneira possível'

Pepe Mujica e Lucía Topolansky – Foto: Reprodução
Luciano Meira

Em estágio terminal de câncer de esôfago, o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica está recebendo cuidados paliativos para evitar a dor, afirmou sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, a um jornal local.Em janeiro deste ano, em entrevista, Mujica disse ter consciência de que não havia mais esperanças contra o câncer. “Estou morrendo”, disse ele ao jornal local Búsqueda em sua chácara, em Rincón del Cerro, área rural de Montevidéu.

“O câncer no esôfago está se espalhando para o fígado. Não consigo impedi-lo. Por quê? Porque sou um idoso e tenho duas doenças crônicas. Não posso fazer tratamento bioquímico nem cirurgia porque meu corpo não aguenta.”

“O que peço é que me deixem em paz. Que não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo já terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso” disse o ex-presidente.

No domingo (11), Yamandú Orsi, atual presidente uruguaio e ex-vice de Mujica, pediu respeito à privacidade do ex-guerrilheiro. “Todos nós devemos contribuir para garantir que, em todas as fases de nossas vidas, a dignidade seja a chave, não devemos enlouquecê-lo, devemos deixá-lo em paz”, afirmou.

Mujica foi presidente do Uruguai de 2010 a 2015. Ex-guerrilheiro, é um ícone da esquerda na América Latina, tendo passado 13 anos preso pela ditadura militar em seu país.

Pepe Mujica anunciou a descoberta da doença no fim de abril do ano passado, na ocasião disse que os médicos tinham considerado o câncer “controlável e até erradicável”.

Botão Voltar ao topo