Versão mais esportiva do Peugeot 2008, a GT não é a mais vendida, mas agrada a quem gosta de carro
Da redação
Os três automóveis da Peugeot vendidos no Brasil – o hatch compacto 208 e os SUVs compactos 2008 a combustão interna e o E-2008 100% elétrico – receberam no ano passado a nova configuração visual global da marca do leão pertencente ao grupo Stellantis. O “look” é marcado especialmente com a substituição do antigo “dente de sabre” nas luzes de circulação diurna (DRL) pelas três “garras felinas”, também evocadas no design das lanternas. Na sua repaginação, o 2008 – produzido em Palomar, na Argentina – manteve as três versões, Active, Allure e GT. A mais instigante é mesmo a variante topo de linha GT, o modelo avaliado, uma combinação sóbria e elegante. O SUV compacto tem ainda as opções de cores metálicas Preto Perla Nera, Azul Quasar, Cinza Artense e Cinza Selenium (exclusiva da GT). De janeiro a dezembro de 2024, o 2008 teve 7.871 unidades emplacadas no Brasil, com a quadragésima quinta posição entre os carros de passeio. No site da Peugeot, o preço do 2008 GT ano/modelo 2025 parte de R$ 173.990 na cor Preto Perla Negra. Nas opções Cinza Celenium e Branco Nacré (a do modelo avaliado), ambas com teto preto, a fatura sobre R$ 2 mil. Mas há ofertas mais interessantes. No início de fevereiro, no próprio site da marca, o 2008 GT Branco Nacré aparecia oferecido por R$ 160.490.Com 4,30 metros de comprimento, 1,77 metro de largura (sem contar os espelhos), 1,54 metro de altura, 2,61 metros de distância de entre-eixos, peso em ordem de marcha de 1.272 quilos, 22,8 centímetros de altura em relação ao solo, 419 litros de capacidade no porta-malas e tanque de combustível de 47 litros, o 2008 é equipado com o motor T200 turbo da Stellantis, figura “carimbada” em modelos da Fiat, da Citroën e da própria Peugeot. Com até 130 cavalos de potência a 5.750 rotações por minuto e 20,4 kgfm de torque a 1.750 giros, trabalha associado à transmissão tipo CVT com 7 marchas simuladas e à tração dianteira.
Entre os itens disponíveis para toda a gama do novo 2008, estão os freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, o programa eletrônico de estabilidade (ESP), o acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, o piloto automático com limitador de velocidade, os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, o sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, o Hill Assist, o freio de estacionamento com acionamento elétrico e os quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais – a GT adiciona dois de cortina. Aliás, a topo de linha do SUV acrescenta o Peugeot Driver Assist, um pacote de ajuda ao motorista, com alertas de ponto cego – disponível também para a opção Allure –, de colisão e de correção de permanência em faixa, frenagem de emergência automática, comutação de farol alto, reconhecimento automático de limites de velocidade na estrada e detector de fadiga e de pedestres e ciclistas.